Todas as regiões com Rt a aumentar e quatro acima do limiar de 1

11 de Março 2022

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 aumentou nas sete regiões do país, quatro das quais já apresentam este indicador acima do limiar de 1, indicam dados do INSA esta sexta-feira divulgados.

Segundo o relatório semanal sobre a curva epidémica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o valor médio do Rt entre 02 e 06 de março é de 0,99 a nível nacional e de 0,98 em Portugal continental.

De acordo com o documento, o Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – subiu de 0,64 para 0,80 no Norte, de 0,81 para 1,00 no Centro, de 0,82 para 1,05 em Lisboa e Vale do Tejo, de 0,82 para 1,04 no Alentejo, de 0,80 para 1,02 no Algarve, de 0,86 para 0,89 nos Açores e de 0,97 para 1,10 na Madeira.

“As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Autónoma da Madeira apresentam a média do índice de transmissibilidade (cinco dias) igual ou superior a 1, o que indica uma inversão da tendência para crescente” do número de infeções, avança ainda o INSA.

De acordo com os dados hoje divulgados, à exceção da região Norte, todas as regiões apresentam a taxa de incidência superior a 960 casos de infeção por 100 mil habitantes em 14 dias.

O número médio de infeções diárias nos últimos cinco dias subiu de 8.528 para 11.493 a nível nacional.

A Covid-19 provocou pelo menos 6.011.769 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre 12 Novos Centros de Saúde na Grande Lisboa

A CUF anunciou a abertura de 12 novos Centros de Saúde na região da Grande Lisboa, com o intuito de reforçar a sua presença junto das populações e proporcionar um acompanhamento mais próximo da saúde dos portugueses. 

Alergias na primavera: recomendações para reduzir a exposição aos alergénios

A primavera é, para muitos doentes alérgicos, uma estação temida.  Como explica a imunoalergologista Mariana Lobato: “os pólenes libertados pelas plantas e árvores que florescem por esta altura são transportados pelo vento e favorecem o contacto dos doentes com este alergénio. Assim, nem todas as pessoas podem desfrutar com qualidade desta estação tão bonita”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights