Portugal com sétimo menor número de mortes atribuídas à doença na UE

14 de Março 2022

Portugal é o sétimo país da União Europeia com menos mortes atribuídas à Covid-19, segundo os dados do 'site' estatístico Our World in Data.

De acordo com os números atualizados à data de hoje, Portugal apresenta uma média diária de 2,02 mortes por milhão de habitantes atribuídas à doença nos últimos sete dias, abaixo da média da União Europeia neste indicador, que está em 2,7, mas acima da mundial, de 0,8.

Dos países da UE, a Dinamarca apresenta a média maior (7,54), seguida da Estónia (6,79), Letónia (6,5) Lituânia (6,48) e Eslováquia (6,06).

A nível mundial e considerando apenas países com mais de um milhão de habitantes, é Hong Kong que tem a média maior (37,5 mortes diárias atribuídas à Covid-19), seguida da Dinamarca, Estónia, Geórgia (6,75) e Lituânia.

Em relação a novos casos diários por milhão de habitantes, Portugal subiu de uma média de 1.040 nos sete dias anteriores para 1.200, mas desceu de posição de 11.ª para a 13.ª mais alta da União Europeia.

Neste indicador, é a Áustria que apresenta a média maior, de 4.520, seguida dos Países Baixos (3.840), Chipre (3.150), Letónia (3.120) e Alemanha (2.340).

A média europeia de novos casos diários por milhão de habitantes está em 1.190 e a mundial em 209.

No resto do mundo, considerando apenas os países com mais de um milhão de habitantes, a Islândia tem a média maior de novos casos (6.820), seguida da Coreia do Sul (6.120), Áustria, Países Baixos e Nova Zelândia (3.830).

Mais de seis milhões de pessoas morreram com Covid-19 em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This