Universidade Europeia lança ciclo de conferências na área da Saúde

15 de Março 2022

A Universidade Europeia lançou um ciclo de conferências dedicadas à área da Saúde, através das quais pretende trazer a discussão as tendências e os desafios do setor e o seu impacto na sociedade, sob o olhar atento de especialistas de várias áreas de conhecimento.

As próximas sessões acontecem a 17 e 19 de março, no campus da Quinta do Bom Nome, e são transmitidas em streaming no canal YouTube da Universidade Europeia.

“Nutrição & Desporto”, no dia 17, é uma talk que conta com a participação da bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, de Nuno Delgado, o primeiro atleta português de judo a receber a medalha olímpica da modalidade, e de Nuno Gomes, entre outros convidados.

No dia 19, o simpósio de medicina dentária conta com a presença de Miguel Roig Cayon, catedrático e diretor da área de Operatório Dental da Universidade Internacional da Catalunha, Luis Jané Noblon, médico estomatologista e professor da Universidade Internacional da Catalunha, Jaime Jimenez, diretor do mestrado de Implantologia Oral da UEM, presidente do Colégio de Odontólogos y Estomatólogos da I Região (COEM), vice-presidente da Sociedad Española de Protesis Estomatologica (SEPES) e embaixador de Espanha na European Academy of Osseointegration (EAO), e João Paulo Tondela, membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Ciências Dentárias (CIROS) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, entre outros.

A primeira sessão deste ciclo decorreu em janeiro, sob o mote “Digitalização da Saúde e a Necessidade de Novos Modelos de Conhecimento e Colaboração”. O painel reuniu representantes das empresas Altice, Siemens e Glintt, a antiga ministra da Saúde e presidente do Advisory Board da Universidade Europeia, Maria de Belém Roseira, e Adalberto Campos Fernandes, coordenador estratégico da área de Ciências da Saúde da Universidade Europeia.

Este ciclo de conferências marca o arranque de um conjunto de iniciativas que a Universidade Europeia está a desenvolver, ao longo de todo o ano, dedicadas à área da Saúde. Para além destas sessões, as iniciativas incluem o alargamento da oferta formativa em Ciências da Saúde, a partir de maio, com formações para executivos em Health Management, Medicina Dentária Digital e Nutrição no Desporto e Exercício, e o recém-lançado podcast “A Receita para…”.

“As Ciências da Saúde representam uma área estratégica para o desenvolvimento nos domínios do Ensino, da Formação, da Investigação Científica e da Inovação Tecnológica. Tendo em vista este desígnio, a área de Ciências da Saúde da Universidade Europeia vem proporcionar um processo inovador de educação integrado, através da qual os estudantes, das diferentes áreas disciplinares, adquirem conhecimentos e competências, de forma partilhada, tendo em vista as experiências futuras, ao longo da sua vida profissional. Esta abordagem assenta num Modelo Académico inovador, centrado na aprendizagem experiencial e transversal a todas as áreas da instituição e evidenciado nesta área de conhecimento”, afirma a Universidade Europeia.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights