São três benefícios atribuídos ao consumo de sumo de ananás: efeito detox, emagrecimento e alívio das dores nas articulações. Mas será que estas alegações, partilhadas nas redes sociais, são verdadeiras? Na verdade, não existe evidência científica que comprove que o consumo de ananás – seja em sumo ou inteiro – tenha algum destes efeitos.
José Camolas, vice-presidente da Ordem dos Nutricionistas e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Instituto Egas Moniz, reconhece o ananás faz parte do grupo de hortofrutícolas e que estes alimentos “são habitualmente boas fontes de antioxidantes, de substâncias anti-inflamatórias e, nesse sentido, o seu consumo regular parece ser favorável em diversas patologias associada a processos pró-inflamatórios”. No entanto, “dizer isso especificamente a propósito do ananás, do sumo de ananás ou da água de ananás é meramente especulativo”, remata.
O próprio conceito detox é “cientificamente inexato”, alerta o nutricionista, acrescentando que “o conceito detox não existe no meio científico, não há nenhum ensaio que o investigue”. “Imagine-se que estamos a falar de um detox que melhora o processo digestivo ou o trânsito intestinal: será útil se tiver um trânsito intestinal lento ou estive obstipado; se estiver com uma diarreia e fizer uma substância que acelera o trânsito intestinal, vai piorar a situação. Por isso é que o chapéu detox, em termos científicos, não tem absolutamente interesse nenhum, porque é tudo e não é nada.”
Além disso, o nutricionista sublinha que “o impacto negativo que tem uma dieta regularmente desequilibrada não é passível de ser compensada com um único ato”. Para evitar que o organismo “se suje”, deve evitar dietas pobres em hortofrutícolas e excessivamente ricas em produtos processados, sal ou açúcar. Deve ainda procurar equilibrar a alimentação entre produtos de origem vegetal e produtos de origem animal, reduzindo o consumo de gorduras saturadas.
Caso pretenda iniciar uma dieta para perder peso ou deseje tornar a sua alimentação mais saudável, é aconselhável que procure aconselhar-se junto de um profissional de nutrição, que irá traçar-lhe um plano de alimentação adequado ao seu organismo e estilo de vida.
Texto publicado ao abrigo da parceria entre a plataforma de FAct Checking Viral-Check e o Heathnews.pt
0 Comments