Bolsonaro anuncia programa social de 27 mil milhões de euros em ano eleitoral

18 de Março 2022

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, anunciou um plano para injetar mais de 150 mil milhões de reais (26,8 mil milhões de euros) na economia, visando os mais pobres, a sete meses das eleições presidenciais.

O programa visa “aumentar o poder de compra dos brasileiros, especialmente aqueles de baixo rendimento”, disse a presidência em comunicado, na quinta-feira.

As medidas incluem o adiantamento do complemento salarial, ou 13º mês, para os reformados, a autorização da utilização de recursos de um fundo de garantia ao trabalhador, reservado para casos de demissão ou situações excecionais, e o acesso a créditos.

O programa deve injetar “mais de 150 mil milhões de reais na economia do país”, disse o governo de Jair Bolsonaro.

No poder desde janeiro de 2019, a popularidade do presidente de extrema-direita está em baixo, em parte devido à gestão da pandemia de Covid-19, que já matou mais de 655 mil pessoas no Brasil, mas sobretudo por causa da alta inflação.

Em fevereiro, a taxa de inflação foi de 10,54%, resultando na redução do poder de compra, principalmente dos mais pobres.

Numa tentativa de conter a alta dos preços, o Banco Central do Brasil elevou novamente a taxa básica esta semana para 11,75%, o valor mais alto desde abril de 2017.

A guerra na Ucrânia agravou a situação, provocando um aumento do preço internacional do petróleo e combustíveis.

A empresa pública brasileira Petrobras anunciou na semana passada um aumento de 18,8% no preço da gasolina e de 24,9% no do diesel, medida fortemente criticada por Jair Bolsonaro.

Bolsonaro vai disputar um segundo mandato nas eleições de outubro, tendo como principal concorrente o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva, favorito nas sondagens.

A maior economia da América Latina superou uma breve recessão no último trimestre e encerrou 2021 com um crescimento de 4,6% em relação a 2020, quando sofreu o maior impacto da pandemia.

Mas, para 2022, as previsões são para um crescimento de apenas 0,49%.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights