Nova Zelândia anuncia fim de algumas restrições

23 de Março 2022

A Nova Zelândia anunciou esta quarta-feira que vai levantar algumas restrições impostas contra a Covid-19 durante as próximas duas semanas, à medida que o surto da variante Ómicron começa a diminuir.

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, disse que as pessoas já não vão precisar de ser vacinadas nem digitalizar códigos QR para entrar em lojas, restaurantes e bares a partir de 04 de abril.

Os trabalhadores de algumas áreas de atividade, como professores, agentes da polícia e empregados de mesa, também deixam de precisar de estar vacinados, embora a exigência se mantenha para prestadores de cuidados de saúde e cuidadores de idosos, trabalhadores fronteiriços e agentes de correção.

A partir de sexta-feira, vai também desaparecer a restrição que limitava a 100 pessoas grupos ao ar livre. Isso vai permitir que alguns concertos e eventos desportivos, como maratonas, sejam retomados, reunindo, por enquanto, um máximo de 200 pessoas.

Muitos espaços fechados continuam a exigir o uso de máscara, incluindo lojas, transportes públicos e salas de aula, para crianças com 8 anos ou mais.

Jacinda Ardern sublinhou que as medidas impostas pelo Governo nos últimos dois anos para limitar a propagação do coronavírus salvaram milhares de vidas e ajudaram a economia.

“Mas, embora tenhamos sido bem sucedidos, também tem sido muito difícil”, admitiu.

“Todos tiveram de desistir de algo para que isto funcionasse, e alguns mais do que outros”, reconheceu a primeira-ministra.

As mudanças significam que muitas restrições serão removidas antes de os turistas começarem a regressar à Nova Zelândia.

No início de março, o Governo anunciou que os turistas australianos seriam recebidos de volta a partir de 12 de abril e os turistas de muitos outros países, incluindo Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a partir de 01 de maio.

Até ao início da pandemia da Covid-19, altura em que a Nova Zelândia impôs alguns dos controlos fronteiriços mais rigorosos do mundo, o turismo internacional representava cerca de 20% do rendimento estrangeiro da Nova Zelândia e mais de 5% do produto interno bruto (PIB).

A Nova Zelândia continua a registar uma taxa elevada de infeções e hospitalizações devido ao novo coronavírus desde o início da pandemia, com uma média de 17 mil casos registados todos os dias.

A Covid-19 causou mais de seis milhões de mortos em todo o mundo desde que o coronavírus SARS-CoV-2, foi detetado no final de 2019 em Wuhan, no centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro passado, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights