Primeiro-ministro cessante de Malta reivindica vitória nas eleições legislativas

27 de Março 2022

O primeiro-ministro cessante em Malta, candidato do Partido Trabalhista, reivindicou este domingo a vitória nas eleições legislativas de sábado, realizadas em plena guerra na Ucrânia e marcadas por uma abstenção recorde na história do pequeno arquipélago mediterrânico.

Robert Abela disse à televisão TVM que o seu partido recolheu a maioria dos votos, mas sem fornecer números.

Segundo as sondagens publicadas pelos ‘media’, o partido de Abela é o claro vencedor das eleições, face aos nacionalistas de Bernard Grech.

Os resultados definitivos só deverão ser conhecidos hoje à noite ou na manhã de segunda-feira, mas os dois partidos que disputam o poder há décadas – trabalhistas e nacionalistas – baseiam-se em contagens preliminares fiáveis, escreve a agência France-Presse.

A confirmar-se o resultado, este será o primeiro mandato ganho nas urnas por Abela, que foi nomeado chefe do Governo após a demissão de Joseph Muscat em 2020.

Num país onde a taxa de participação ultrapassa habitualmente os 90%, as eleições de sábado deverão ter contado com a participação de apenas 85% dos eleitores, um nível historicamente baixo desde a independência do país, em 1964.

Antiga colónia britânica, Malta entrou na União Europeia em 2004.

Este ato eleitoral no país mais pequeno da UE encerra uma legislatura iniciada em 2017 e abalada, em 16 de outubro daquele ano, pelo assassínio da jornalista maltesa Daphne Caruana Galizia, que investigava a corrupção nas mais altas esferas do poder, com uma bomba na sua viatura, que chocou a opinião pública internacional.

O crime desencadeou a queda do Governo do anterior primeiro-ministro, Joseph Muscat, também trabalhista e que tinha obtido vitórias esmagadoras em 2013 e 2017, a última em eleições antecipadas devido a um escândalo de corrupção.

O político maltês teve de demitir-se, com a imagem manchada pela prisão do magnata Yorgen Fenech que, acusado de ser o cérebro do homicídio da jornalista de investigação, implicou várias figuras-chave do Governo de Muscat.

Após esse terramoto político, Robert Abela, advogado e político de 44 anos, tornou-se primeiro-ministro e teve de gerir o país durante a pandemia de Covid-19, que atingiu gravemente o setor do turismo, responsável por um quarto do Produto Interno Bruto (PIB).

O seu adversário, Bernard Grech, também advogado de formação, de 50 anos, declarou que em caso de derrota tentará ser reeleito como líder do Partido Nacionalista, que não governa o país há uma década.

Durante a legislatura que agora termina, em julho de 2017, a católica ilha de Malta aprovou o casamento homossexual e, em dezembro do ano passado, tornou-se o primeiro país europeu a legalizar a compra e o cultivo de canábis.

O país mediterrânico, recentemente incluído na “Lista Cinzenta” pelo Grupo de Ação Financeira sobre países “não-confiáveis” em matéria de branqueamento de capitais, tem sido um destino habitual de oligarcas e milionários russos.

No entanto, o Governo maltês suspendeu a concessão dos chamados “vistos gold” (ou “passaportes dourados”), que eram emitidos a empresários que investissem uma determinada quantia no país, como medida de retaliação pela recente invasão russa da Ucrânia.

O ministro da Economia maltês, Clyde Caruana, expressou recentemente preocupação com o impacto económico em Malta das sanções impostas à Rússia, após dois anos de pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights