Utentes da Pontinha em Odivelas reivindicam mais médicos de família

29 de Março 2022

Os utentes da Pontinha, no concelho de Odivelas, reivindicam mais médicos de família para dar resposta a 10.800 pessoas e lançaram um abaixo-assinado que tem já 1.700 assinaturas.

Segundo disse à Lusa Duarte Martins, da Comissão de Utentes da Saúde da Pontinha, no distrito de Lisboa, o abaixo-assinado foi lançado em dezembro.

“A nossa reivindicação surge devido às dificuldades cada vez maiores para a população da Pontinha de aceder aos cuidados de saúde. É cada vez maior o número de pessoas sem médico de família e são empurrados para o centro de Saúde da Urmeira, onde dão consulta apenas três médicos de família”, explicou.

Atualmente, parte dos utentes da Pontinha, localidade que faz fronteira com o concelho de Lisboa, é servida pela Unidade de Saúde Familiar (USF) do Novo Mirante, localizada na freguesia de Carnide (Lisboa), e outra pela Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) do bairro da Urmeira.

Segundo números divulgados pela Comissão de Utentes, a USF do Novo Mirante dispõe de 10 médicos para servir 14.271 utentes, enquanto a UCSP da Urmeira tem três clínicos para atender 10.726 pessoas.

“No caso da Urmeira, estamos a falar de um centro de saúde que fica longe da vila [Pontinha] e que não tem condições para dar resposta a tanta gente. São 5.746 pessoas sem médico de família. Para conseguirem ter uma consulta, as pessoas têm de estar ao frio e à chuva”, alertou.

Para fazer face a estes problemas, além do reforço de médicos de família, a Comissão de Utentes defende a construção de uma unidade de saúde na vila da Pontinha e de uma unidade com melhores condições no bairro da Urmeira.

“As pessoas da Pontinha têm-se deslocado sem necessidade para a Urmeira e para Carnide”, apontou.

As assinaturas recolhidas pelos utentes vão ser entregues ao Governo, com conhecimento à Câmara Municipal de Odivelas e à União das Freguesias da Pontinha e Famões.

A Comissão de Utentes vai também realizar, no dia 07 de abril, uma “tribuna pública”, a partir das 17:00.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights