Madeira quer ser a ‘Singapura do Atlântico’

1 de Abril 2022

O secretário regional da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, afirmou esta sexta-feira que a região pretende ser a ‘Singapura do Atlântico’, defendendo que essa ambição “não pode ser considerada desmesurada”.

“Cada vez estou mais convencido que andamos naquela fase de desenvolvimento da Madeira que a define como a ‘singapurização do Atlântico’”, disse Pedro Ramos, em declarações na inauguração da sala equipada com sinal 5G do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

O governante apontou que a região tem cerca de 250.000 habitantes, enquanto Singapura tem seis milhões, mas ressalvou que a Madeira é maior em termos de área geográfica e notou que “quem conhecia Singapura há 40, 50 anos, sabe que Singapura não era o que é agora”.

“Portanto, há todo um percurso e esta ambição não pode ser considerada desmesurada e tem de ser concretizada por todos nós”, salientou.

“A Madeira é uma região segura para o mundo inteiro, saudável, onde vamos ter a ambição de criar também polos científicos, polos económicos, polos financeiros e queremos que mais gente venha para cá”, reforçou o secretário regional da saúde, do governo madeirense de coligação PSD/CDS-PP.

Enumerando algumas das fases pelas quais a Madeira passou ao longo dos seus 600 anos de história, Pedro Ramos realçou que, atualmente, a região encontra-se na fase de transição digital, que trará benefícios à área da saúde.

O governante salientou também que o novo Hospital Central e Universitário da Madeira “será uma realidade dentro de cinco a seis anos” e estará equipado com a rede 5G.

Contudo, admitiu, “haverá provavelmente alguns percalços”, motivados pela pandemia de Covid-19 e pela guerra na Ucrânia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights