Novo presidente do Politécnico do Porto preocupado com contexto nacional “desafiante”

6 de Abril 2022

O professor Paulo Pereira é o novo presidente do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), foi esta quarta-feira revelado, sendo que na tomada de posse mostrou preocupação com o contexto nacional “desafiante”, bem como com o “complexo” panorama internacional.

“O mandato que hoje [terça-feira] se inicia é marcado por um contexto nacional desafiante, desde logo com o novo ciclo político governativo que iniciou funções, mas também com o inesperado e complexo contexto internacional marcado pela invasão da Ucrânia pela Rússia, não esquecendo ainda os efeitos de pandemia que assolou de forma impensável o mundo nos últimos dois anos”, disse Paulo Pereira, citado num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Paulo Pereira, que até aqui exercia as funções de presidente da Escola Superior de Educação do P.Porto e sucedeu a João Rocha, mostrou convicção de que as instituições de ensino superior nacionais “darão provas da sua solidariedade, cooperando para o prosseguimento da formação de um número significativo de estudantes ucranianos”.

Eleito para o mandato de 2022 a 2026, o novo presidente apelou ao envolvimento da comunidade, sendo objetivo da nova liderança “catapultar a instituição para um patamar ainda mais relevante na rede de ensino superior, nacional e internacional”, lê-se no comunicado.

A candidatura de Paulo Pereira foi alicerçada num programa com nove eixos de ação e um conjunto de medidas distribuídas por 22 vetores.

No discurso de tomada de posse, o novo presidente enfatizou como princípio programático uma “visão sólida e renovada do P.Porto” baseada numa “relação de compromisso com o futuro, partilhada e em rede”.

“O P.Porto tem de pautar a sua política por princípios base essenciais à determinação efetiva de uma comunidade coesa e próspera”, referiu.

Paulo Pereira, de 57 anos, licenciado em Educação Física pela Universidade do Porto, é professor da ESE há cerca de três décadas.

Coordenador da licenciatura em Desporto e membro do Conselho Técnico-Científico, desempenhou já vários cargos no P.Porto.

Paulo Pereira é também investigador integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) da ESE, tendo integrado o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) na Universidade do Minho.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights