Ferrero admite falhas internas e pede desculpa após encerramento de fábrica

9 de Abril 2022

A produtora italiana de chocolates Ferrero admitiu na sexta-feira “falhas internas” e apresentou desculpas após o encerramento da sua fábrica de chocolates Kinder na Bélgica, que esteve na origem de vários casos de salmonela em vários países europeus.

A popular marca de chocolates ordenou a recolha de todos os artigos produzidos na fábrica de Arlon, nomeadamente os Kinder Surpresa, Kinder Míni Eggs, Kinder Surpresa Maxi 100g e Kinder Schoko-Bons, independentemente do prazo de validade dos mesmos.

Na segunda-feira, quando foi detetada a falha na produção dos chocolates, tinham sido mandados retirar apenas os produtos com prazos de validade mais limitados.

Os chocolates retirados do mercado pela Ferrero são vendidos maioritariamente em França, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Suécia e Holanda.

Dezenas de casos de salmonela, um micro-organismo que pode causar diarreia e cólicas abdominais, foram detetados até ao momento, sobretudo em França e no Reino Unido.

Entretanto, a agência belga de segurança alimentar (FASFC) ordenou na sexta-feira a paralisação da produção na fábrica que esteve na origem dessas contaminações, em Arlon.

“Após investigações e as conclusões das últimas horas, de que as informações fornecidas pela Ferrero estão incompletas, a agência procedeu hoje à retirada da autorização de produção da fábrica da Ferrero, em Arlon”, revelou a FASFC.

No seguimento da decisão, a Ferrero reconheceu, em comunicado, que “houve falhas internas que causaram atrasos na recuperação e partilha de informação dentro dos prazos estabelecidos” e que “isso afetou a velocidade e eficiência das investigações”.

Na quarta-feira, a Ferrero Ibérica disse numa nota enviada à agência Lusa que “deu ordem para retirar do mercado português alguns lotes dos produtos fabricados na Bélgica”, de forma “voluntária e como medida de precaução”.

Segundo a representante ibérica da marca, foram retirados apenas os referidos produtos com data e validade entre 26 de maio de 2022 e 21 de agosto de 2022, mantendo-se “à venda no mercado os restantes ovos Kinder Surpresa de qualquer formato, o ovo de Páscoa Kinder Gran Surpresa e os restantes produtos Kinder”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights