Projeto do Hospital de Braga distinguido na segunda edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”

9 de Abril 2022

O projeto "HB Presente", apresentado pelo Hospital de Braga no âmbito da 2.ª edição da Bolsa "Capital Humano em Saúde", terá acesso a um programa de consultoria especializado e acompanhamento para a sua implementação.

De acordo com o hospital, a génese do projeto consiste em analisar o absentismo, utilizando uma abordagem positiva e de envolvimento dos profissionais, através da implementação de instrumentos de feedback junto das equipas, no sentido da manutenção de um ambiente de trabalho positivo e motivador, que terá impacto na diminuição das ausências dos colaboradores.

“(…) pretende-se desenvolver ferramentas que aumentem a capacitação dos profissionais e respetivas chefias na gestão dos motivos geradores de absentismo, adotando-se medidas adequadas e ajustadas a um maior índice de compromisso laboral”, e “fortalecer o (…) capital humano”, explicou o presidente do conselho de administração.

João Oliveira referiu ainda que “o absentismo é uma realidade complexa que pode ter múltiplos fatores e não existe uma solução universal que o possa prevenir ou combater, por isso a implementação de uma estratégia que olhe mais de fundo este problema é fundamental”. “Temos como objetivo trabalhar na melhoria contínua deste processo interno e isso implica tempo, dedicação, comunicação e proximidade.”

O programa de apoio lançado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares permitirá acelerar a implementação deste Projeto de Mudança do Capital Humano, com apresentação de resultados a decorrer em outubro deste ano.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights