Marcelo enalteceu a solidariedade da população em passeio na ilha

16 de Abril 2022

O Presidente da República passeou esta sexta-feira pelas ruas das Velas, Açores, onde enalteceu a solidariedade da população perante a crise sismovulcânica e distribuiu por todos o queijo São Jorge, o “melhor do mundo”.

Depois de ter recebido a chave de ouro do concelho, numa cerimónia na Câmara Municipal, Marcelo Rebelo de Sousa percorreu as ruas das Velas para contactar com a população da ilha que vive uma crise sismovulcânica, com 28.500 sismos registados desde 19 março.

“Sabem que o queijo de São Jorge é o melhor do mundo?”, perguntou o presidente a uma família brasileira no interior de um café próximo do jardim da República, no centro das Velas.

No estabelecimento, Marcelo Rebelo de Sousa sentou-se com o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, com o presidente da Câmara das Velas, Luís Silveira, e com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

“Não há queijo de São Jorge?”, insistiu. O queijo chegou à mesa e o presidente “deliciou-se” com o produto, acompanhado com uma cerveja.

“Há produtos que valem por si e são excecionais para consumo interno e para exportação”, afirmou, dando o exemplo da carne, da manteiga e do leite dos Açores que “são excecionais”.

O queijo continuou a chegar à mesa do Presidente da República, que depois distribuiu a iguaria por todos os que estavam no café e por quem passava na rua.

As pessoas que circulavam pela vila foram o cenário para Marcelo Rebelo de Sousa assinalar a “diferença” que encontrou na ilha desde a última visita, a 27 de março.

“Aqui todos em conjunto estão solidários a enfrentar um problema que os preocupa. Se vai haver sismos ou não vai haver sismos. Se vai haver fenómeno vulcânico ou não vai haver fenómeno vulcânico”, declarou.

Considerando uma “lição” a “prevenção” tida pelas autoridades regionais face à situação, o Chefe de Estado elogiou o autarca local e advogou que um presidente de Câmara tem mais responsabilidades do que um Presidente da República.

“O PR é avaliado por aquilo que diz, pelas leis que assina ou não assina, pelos órgãos de soberania, por aí adiante. Um presidente de Câmara Municipal é avaliado pela rua, pela escola, por tudo o que possam imaginar. Por tudo”, acrescentou.

As reflexões políticas continuaram ao longo do passeio pelas ruas do centro da vila.

Depois de vaticinar um futuro político a uma criança de óculos azuis, Marcelo Rebelo de Sousa comentou: “Antigamente os políticos com óculos com dessa cor não tinham sucesso. O doutor [Carlos] Moedas é o desmentido disso. Quanto mais cores tem nos óculos mais sucesso tem”.

Marcelo Rebelo de Sousa tirou ‘selfies’, deu abraços e saudou todas as pessoas que circulavam, num dia em que a chuva ameaçou, mas não impediu, o cumprimento do programa presidencial.

No percurso pelo maior concelho jorgense, o Presidente ainda fez uma chamada para saudar Mota Amaral, o primeiro presidente do Governo dos Açores, pelo seu 79º. aniversário: “Como é que está o pai da pátria? Com uma gripe? Não posso acreditar. As melhoras rápidas, um grande abraço e da próxima vez tenho de o ver”.

Após o passeio, Marcelo Rebelo de Sousa foi jantar a casa dos proprietários do Café ‘São João’, uma forma de “pagar uma promessa” feita na anterior visita à ilha açoriana.

Mal chegou à ilha, o Presidente afirmou que a operação em torno da situação sismovulcânica em São Jorge “correu bem” e disse ser necessário transmitir “confiança” para o turismo, setor “fundamental” para os Açores.

A atividade sísmica que tem vindo a registar-se desde as 16:05 do dia 19 de março na ilha de São Jorge, numa faixa desde a Ponta dos Rosais até à zona do Norte Pequeno, na Silveira, “continua acima do normal”, avançou o CIVISA.

O sismo mais forte ocorreu no dia 29 de março e teve magnitude de 3,8 na escala de Richter.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights