Em comunicado, a APDP alerta que a falta de exercício constitui um fator de risco “responsável por cerca de cinco milhões de mortes anuais no mundo e contribui para o aparecimento das principais doenças crónicas não transmissíveis, como a diabetes tipo 2”
“Está comprovado cientificamente que a atividade física tem impactos positivos diretos na saúde: melhora o controlo da glicose no sangue, reduz os fatores de risco cardiovascular, reduz a incidência de vários tipos de doenças e contribui para melhoria da composição corporal, bem como para o bem-estar geral”, lê-se ainda na nota.
O dirigente da APDP defende que “as cidades deviam ser planeadas para que a atividade física fosse integrada, naturalmente, na vida das pessoas. Esse passo seria fundamental para proporcionar uma experiência urbana na qual as pessoas pudessem circular ativamente no espaço público, caminhando ou andando de bicicleta, por exemplo, e nos locais de trabalho, com atividades lúdicas ativas e regulares no dia a dia.”
Recentemente, a Associação Americana de Diabetes (ADA), divulgou as mais recentes orientações relacionadas com a prática de atividade física por pessoas com diabetes. Nestas inclui-se a recomendação da realização de um volume de treino de pelo menos 150 minutos por semana de atividade com intensidade moderada ou vigorosa para os adultos e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
João Pejapes, Diretor Executivo do Departamento de Exercício e Saúde do GCP, refere que para as pessoas com diabetes, “em relação ao tipo de exercício, devem ser escolhidos exercícios ou atividades que promovam a solicitação dos grandes grupos musculares, incidindo no treino cardiorrespiratório, na flexibilidade, na força muscular e no equilíbrio.”
“Para os mais jovens e fisicamente mais bem preparados, um volume de treino de 75 minutos por semana com uma intensidade vigorosa ou intervalada poderão ser suficientes”, conclui.
João Pejapes frisa que todos os esquemas têm de ser individualizados e adaptados à vida de cada pessoa.
PR/HN/VC
0 Comments