Moçambique regista casos de cólera após inundações

19 de Abril 2022

As autoridades moçambicanas anunciaram hoje o registo de três casos de cólera que se suspeita estarem ligados a consumo de água imprópria após inundações no vale do Zambeze, centro do país.

Os casos são os primeiros do género a serem confirmados após um surto de doenças diarreicas em Caia e Maringue, província de Sofala, disse Hassane Abdalá, médico chefe de serviços de saúde na região.

A situação está associada ao transbordo do rio Zambeze, na sequência da precipitação intensa provocada, primeiro, com a tempestade Ana, em janeiro, e com o ciclone Gombe, em março.

Segundo a mesma fonte, há vários pacientes internados e já foram abertos centros de tratamento de cólera, de forma preventiva, para despistar casos suspeitos.

Decorrem também trabalhos para identificar possíveis pontos de contaminação.

A cólera é uma doença que provoca fortes diarreias, que é tratável, mas que pode provocar a morte por desidratação se não for prontamente combatida – sendo causada, em grande parte, pela ingestão de alimentos e água contaminados por falta de redes de saneamento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights