Café de Ciência assinala Dia da Reabilitação Respiratória

20 de Abril 2022

Na próxima quinta-feira, 21 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória. A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, a Escola Superior de Saúde e o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro assinalam a data com um Café de Ciência dedicado ao tema.

A conversa tem início às 15h00, acontece na Galeria multifunções da Livraria da Universidade de Aveiro, e tem entrada gratuita mediante inscrição prévia.

Alda Marques e Ana Oliveira, da Escola Superior de Saúde da UA, são as convidadas desta conversa que integra o ciclo de Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”, e tem como título “Reabilitação Respiratória: O que é, para quem é?”.

A reabilitação respiratória é o tratamento mais custo-eficaz para gerir a doença respiratória crónica. Aumenta a capacidade das pessoas para desempenharem as suas atividades diárias, tornando-as mais confiantes e capazes para gerir a sua doença.

O Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória – Lab3R, da Escola Superior de Saúde da UA, tem desenvolvido esta resposta na região, incluindo a universidade, os hospitais, os cuidados de saúde primários e os municípios.

Nesta conversa vai ser possível saber mais, ouvir, na primeira pessoa, e trocar opiniões com quem experienciou a reabilitação respiratória.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia em essua-lab3r@ua.pt.

Este Café de Ciência decorrerá em formato presencial com transmissão simultânea em Livestreaming. Mais informações disponíveis aqui

Esta é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Escola Superior de Saúde e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, no âmbito do Projeto “Comunidades Saudáveis”, financiado pela Ciência Viva.

PR/HN

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights