APHP lança campanha de sensibilização sobre a Hipertensão Pulmonar

27 de Abril 2022

A Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai promover uma campanha de sensibilização para esta patologia. A Hipertensão Pulmonar é uma doença rara e altamente incapacitante. Estima-se que em Portugal existam cerca de 300 doentes.

A campanha surge a propósito Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, que se assinala a 5 de maio, e está dividida em duas vertentes: educativa e desportiva.

A vertente educativa dirige-se exclusivamente a a doentes, familiares e cuidadores e tem como objetivo “promover o acesso a informação relevante para melhorar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com esta doença rara, incapacitante e de difícil diagnóstico”. As sessões vão decorrer no auditório do Hospital Garcia de Orta, no dia 14 de maio.

Por sua vez, a vertente desportiva, insere-se na campanha internacional #GetBreathlessForPH, dinamizada por todas as Associações de doentes na Europa. Em Portugal, esta iniciativa convida a população a sentir-se como um doente de HP se sente num dia normal: sem fôlego.  Através da promoção de atividade física, o evento que pretende aproximar os cidadãos comuns da realidade destes doentes, vai decorrer em Leiria, no dia 28 de maio, e as inscrições serão gratuitas.

“É nosso dever enquanto Associação que luta por melhorar a qualidade de vida destes doentes, combater essa realidade e alertar para a importância de diagnosticar precocemente a patologia. Isso passa pela promoção de campanhas de sensibilização como a que vamos implementar este ano”, refere Maria João Canas Saraiva, presidente da APHP.

Segundo os especialistas a HP é uma doença subdiagnosticada com forte impacto no tratamento precoce e atempado. Em Portugal, existem cera de 300 pessoas diagnosticadas com HP, sendo que os especialistas acreditam que este número seja superior ao registado.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights