Lançada petição de Estratégia Nacional de Combate à Endometriose e Adenomiose

29 de Abril 2022

A Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose (MulherEndo) lançou uma petição pública com o intuito de promover a implementação, em Portugal, de uma Estratégia Nacional de Combate à Endometriose e Adenomiose.

De acordo com a associação “as respostas do Serviço Nacional de Saúde são muito escassas e, na maioria dos casos, ineficazes”. Neste sentido, considera que Portugal precisa de dar uma resposta mais eficiente às mulheres que sofrem de endometriose.

A dirigente da MulherEndo destacou que no início deste ano presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou uma estratégia nacional visando gerir, divulgar e diagnosticar a Endometriose.  É com agrado que a associação olha para as medidas europeias que estão a ser implementadas nesta área, pois a estratégia francesa demostra que “a doença não é apenas um problema feminino, é um problema social e que exigirá a criação de redes regionais.”

Susana Fonseca considera que “Portugal precisa de seguir este exemplo”.

A petição lançada pela MulherEndo quer ver implementado: o estatuto de doença crónica para pacientes com diagnóstico de Endometriose e/ou Adenomiose; a possibilidade de recolha de ovócitos em pacientes diagnosticadas com Endometriose; a criação da licença menstrual para pacientes com diagnóstico de Endometriose e/ou Adenomiose; a inclusão dos progestagénios – 8.5.1.3 na lista fixada pela Portaria n.o 195-D/2015, de 30 de junho, “que estabelece os grupos e subgrupos farmacoterapêuticos de medicamentos que podem ser objeto de comparticipação e os respetivos escalões de comparticipação” e criação de uma comissão de trabalho relativa a esta patologia.

A petição conta atualmente com mais de sete mil assinaturas, tendo como primeiros signatários profissionais de saúde com relevância no panorama nacional e internacional, nomeadamente o Diretor de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital da Luz Lisboa, o Coordenador do Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva e Endometriose do Centro Hospitalar do Porto e a Coordenadora do Serviço de Ginecologia/Obstetricia e do Centro de Tratamento de Endometriose do Hospital Lusíadas Lisboa.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights