12 cientistas da UMinho na Pint of Science em Braga e Guimarães

7 de Maio 2022

O festival internacional "Pint of Science" regressa de 9 a 11 de maio, com os cientistas a apresentarem de modo simples e acessível os seus projetos à sociedade.

Este ano, o “Pint of Science passa pelos bares de sete cidades Portuguesas. Por exemplo, em Braga inicia às 19h30 no Letraria, Rossio ou Tosga e, em Guimarães, às 21h00 no Oub’lá, A Medieval ou Pholus. Nestas duas cidades apresentam-se 18 investigadores, 12 deles da Universidade do Minho.

Esta edição tem os temas ”Ter muita lata”, “Com pés e cabeça” e “Do 8 ao 80”, abordando os dispositivos robóticos, as nanopartículas contra o cancro, a impressão 3D, os efeitos do stress no cérebro, as alterações climáticas, a condução autónoma e as microalgas como superalimento, entre outros.

Em Braga, intervêm na segunda-feira Rui Gomes (Centro de Investigação em Psicologia), João Filipe Oliveira (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, ICVS), Pedro Geada e Salomé Duarte (ambos do Centro de Engenharia Biológica). Na terça-feira é a vez de José Tamagno e Milene Silva (ambos do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), Ana João Rodrigues e João Tiago Oliveira (ambos do ICVS). O palco de quarta-feira cabe a António Teixeira, Ana Teresa Alhinho (ambos do Centro de Biologia Molecular e Ambiental), Lígia Conceição (Universidade do Porto) e Mónica Cerquido (Bosch Car Multimedia).

Já a cidade-berço conta a 9 de maio com Elisabete Coutinho (Centro de Física da UMinho) e Nelson Gomes (Rede de Química e Tecnologia). No dia seguinte discursam Carla Abreu (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) e Fátima Baltazar (ICVS). O dia 11 está reservado para Flávio Bartolomeu (Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos) e Nuno Ribeiro (Escola de Engenharia da UMinho e MIT Portugal).

“Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 por dois neurocientistas do Imperial College (Reino Unido). O festival estreou-se em Portugal em 2018, chegando a Braga em 2019 e a Guimarães em 2020, tendo nestas cidades a coorganização de membros da UMinho. O objetivo é promover o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos, explica Daniela Gomes, da organização em Braga e investigadora de doutoramento na Escola de Engenharia da UMinho. O site oficial é www.pintofscience.pt.

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights