12 cientistas da UMinho na Pint of Science em Braga e Guimarães

7 de Maio 2022

O festival internacional "Pint of Science" regressa de 9 a 11 de maio, com os cientistas a apresentarem de modo simples e acessível os seus projetos à sociedade.

Este ano, o “Pint of Science passa pelos bares de sete cidades Portuguesas. Por exemplo, em Braga inicia às 19h30 no Letraria, Rossio ou Tosga e, em Guimarães, às 21h00 no Oub’lá, A Medieval ou Pholus. Nestas duas cidades apresentam-se 18 investigadores, 12 deles da Universidade do Minho.

Esta edição tem os temas ”Ter muita lata”, “Com pés e cabeça” e “Do 8 ao 80”, abordando os dispositivos robóticos, as nanopartículas contra o cancro, a impressão 3D, os efeitos do stress no cérebro, as alterações climáticas, a condução autónoma e as microalgas como superalimento, entre outros.

Em Braga, intervêm na segunda-feira Rui Gomes (Centro de Investigação em Psicologia), João Filipe Oliveira (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, ICVS), Pedro Geada e Salomé Duarte (ambos do Centro de Engenharia Biológica). Na terça-feira é a vez de José Tamagno e Milene Silva (ambos do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), Ana João Rodrigues e João Tiago Oliveira (ambos do ICVS). O palco de quarta-feira cabe a António Teixeira, Ana Teresa Alhinho (ambos do Centro de Biologia Molecular e Ambiental), Lígia Conceição (Universidade do Porto) e Mónica Cerquido (Bosch Car Multimedia).

Já a cidade-berço conta a 9 de maio com Elisabete Coutinho (Centro de Física da UMinho) e Nelson Gomes (Rede de Química e Tecnologia). No dia seguinte discursam Carla Abreu (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) e Fátima Baltazar (ICVS). O dia 11 está reservado para Flávio Bartolomeu (Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos) e Nuno Ribeiro (Escola de Engenharia da UMinho e MIT Portugal).

“Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 por dois neurocientistas do Imperial College (Reino Unido). O festival estreou-se em Portugal em 2018, chegando a Braga em 2019 e a Guimarães em 2020, tendo nestas cidades a coorganização de membros da UMinho. O objetivo é promover o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos, explica Daniela Gomes, da organização em Braga e investigadora de doutoramento na Escola de Engenharia da UMinho. O site oficial é www.pintofscience.pt.

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights