Caso de nomeação familiar em hospital dos Açores deve ser “resolvido de imediato”

9 de Maio 2022

O presidente do Governo dos Açores disse esta segunda-feira que deverá ser “resolvido de imediato” o caso da nomeação para um cargo dirigente da mulher do administrador do Hospital do Santo Espírito, na ilha Terceira, considerando que "não é aceitável”.

“Não aprecio a situação e penso que assunto será resolvido como deve ser, com sentido ético e sem pôr em causa as qualidades profissionais da pessoa, que são obviamente reconhecidas”, afirmou o líder do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas nas Capelas, na ilha de São Miguel.

O líder do Governo dos Açores lembrou, contudo, que a profissional foi nomeada por governos anteriores, socialistas.

“Não creio que seja aceitável e penso que este assunto será obviamente resolvido de imediato”, salientou o chefe do executivo açoriano.

Na sexta-feira, o BE/Açores solicitou a audição do administrador do Hospital do Santo Espírito da Terceira e do secretário Regional da Saúde sobre “mais um caso de nomeação de familiar para cargo dirigente”.

“O requerimento a solicitar a audição do responsável político pela Saúde [do Governo dos Açores] e do responsável pelo Hospital da Terceira foi enviado […] à Comissão de Assuntos Sociais com caráter de urgência”, lia-se num comunicado do BE.

Na nota era ainda referido que as audições foram solicitadas para que os responsáveis “prestem esclarecimentos” sobre “a nomeação da esposa do presidente do conselho de administração do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira para o cargo de diretora do Departamento de Gestão de Utentes”.

O BE solicitou também ao Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, o envio de cópia da ata da reunião “em que foi decidida a nomeação da esposa do presidente do Conselho de Administração para diretora do Departamento de Gestão de Utentes”.

No comunicado, o BE/Açores recordou que “uma situação muito semelhante”, no Hospital de Ponta Delgada, já tinha sido denunciada o ano passado pelo partido.

“Já sob a tutela do atual Governo, foi nomeado para diversos cargos o marido da presidente do conselho de administração e foi nomeada para diretora de um serviço a mulher do diretor clínico do hospital”, acrescentou ainda o BE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights