10/05/2022 | Consultório

Melanoma: fique atento à sua pele

Ana Teresa Gonçalves
Farmacêutica e membro da equipa de Dermofarmácia Holon

O melanoma, apesar de menos frequente, é a forma mais perigosa de cancro da pele. Varia muito de aspeto, podendo surgir a partir da alteração de um nevo atípico, e desenvolve-se como consequência da transformação maligna dos melanócitos (células responsáveis pela síntese da melanina, o pigmento natural da pele).
Em Portugal, estima-se que ocorram 1.000 novos casos de melanoma por ano. A sua deteção precoce é importante devido à maior capacidade do melanoma em se espalhar internamente, quando comparado com outros tipos de cancro de pele.
Pessoas de qualquer idade podem ser afetadas pelo melanoma, ao contrário de outros carcinomas, mais comuns em pessoas idosas. O diagnóstico e tratamento precoces permitem taxas de cura de mais de 95%, sendo muito importante saber fazer o autoexame da pele.
Para isso, recorra à câmara do seu telemóvel e, com a ajuda de um espelho de mão, registe fotografias sequenciais de lesões. Este registo facilitará a comparação ao longo do tempo e facilitará o controle caso surja alguma alteração ou mancha de aparência suspeita. Assim, tenha especial atenção:
• Examine o rosto, incluindo o nariz, lábios, boca e orelhas (à frente e atrás);
• Verifique o couro cabeludo e a nuca
• Examine as suas mãos de ambos os lados e entre os dedos;
• Observe o pescoço, peito e tronco. As mulheres não devem deixar de examinar também o espaço entre os seios e por debaixo dos mesmos;
• Dobre o cotovelo para examinar o braço e as axilas;
• Examine a parte posterior do pescoço, os ombros e as costas;
• Examine as nádegas, os genitais, a parte de trás das pernas, a planta dos pés e o espaço entre os dedos.
Uma vez que o melanoma é particularmente grave, é importante saber reconhecer e assinalar lesões suspeitas. A regra ABCDE pode ajudá-lo a detetar o melanoma mais cedo.
A- A mancha é Assimétrica?
B- Bordo irregular e esfumado?
C- Apresenta várias Cores?
D- Dimensão > 5mm?
E- Tem ocorrido uma Evolução ou alteração no seu crescimento?
Se a alguma destas questões respondeu “sim”, agende uma consulta com um especialista. Nas Farmácias Holon encontra uma equipa de profissionais especializados em Dermofarmácia que o podem ajudar a adotar as medidas preventivas de Cancro de Pele.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This