Sindicato dos Enfermeiros quer saber que medidas foram adotadas para reforçar a segurança dos profissionais

11 de Maio 2022

A entidade sindical anunciou que irá visitar esta quarta-feira o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) para avaliar as medidas que foram adotadas para reforçar a segurança dos profissionais de Saúde. Em fevereiro dois enfermeiros foram agredidos por um grupo de pessoas quando prestavam serviço na urgência do Hospitalar de Vila Nova de Famalicão.

“Já passaram mais de dois meses sobre os acontecimentos e, até ao momento, desconhece-se publicamente que medidas foram adotadas para reforçar a segurança dos profissionais de Saúde”, admite o presidente do SE, Pedro Costa. Este dirigente diz ainda não ter qualquer conhecimento sobre se já foram identificados os autores das agressões ou que medidas estão a ser tomadas pelas autoridades.

Pedro Costa salienta que “é importante que as unidades hospitalares adotem medidas que protejam os profissionais de Saúde durante o seu trabalho, em todos os serviços e em particular nos serviços de urgência, áreas hospitalares onde, por norma, se registam níveis de tensão mais elevados. Faz sentido, e o SE patrocinou um abaixo-assinado nesse sentido, para que a legislação seja alterada, de modo a tornar este um crime público, sem necessidade de queixa por parte da vítima”, frisa.

O presidente do SE admite que “muitas vezes, por medo de represálias, os enfermeiros e outros profissionais de Saúde, acabam por não apresentar queixa-crime e as agressões acabam por passar impunes”.

A visita decorre no Dia Internacional do Enfermeiro no período da manhã.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights