Sindicato dos Enfermeiros quer saber que medidas foram adotadas para reforçar a segurança dos profissionais

11 de Maio 2022

A entidade sindical anunciou que irá visitar esta quarta-feira o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) para avaliar as medidas que foram adotadas para reforçar a segurança dos profissionais de Saúde. Em fevereiro dois enfermeiros foram agredidos por um grupo de pessoas quando prestavam serviço na urgência do Hospitalar de Vila Nova de Famalicão.

“Já passaram mais de dois meses sobre os acontecimentos e, até ao momento, desconhece-se publicamente que medidas foram adotadas para reforçar a segurança dos profissionais de Saúde”, admite o presidente do SE, Pedro Costa. Este dirigente diz ainda não ter qualquer conhecimento sobre se já foram identificados os autores das agressões ou que medidas estão a ser tomadas pelas autoridades.

Pedro Costa salienta que “é importante que as unidades hospitalares adotem medidas que protejam os profissionais de Saúde durante o seu trabalho, em todos os serviços e em particular nos serviços de urgência, áreas hospitalares onde, por norma, se registam níveis de tensão mais elevados. Faz sentido, e o SE patrocinou um abaixo-assinado nesse sentido, para que a legislação seja alterada, de modo a tornar este um crime público, sem necessidade de queixa por parte da vítima”, frisa.

O presidente do SE admite que “muitas vezes, por medo de represálias, os enfermeiros e outros profissionais de Saúde, acabam por não apresentar queixa-crime e as agressões acabam por passar impunes”.

A visita decorre no Dia Internacional do Enfermeiro no período da manhã.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights