UE anuncia 25 milhões de euros de ajuda humanitária a palestinianos

16 de Maio 2022

A União Europeia (UE) anunciou esta segunda-feira uma ajuda de 25 milhões de euros em ajuda humanitária a palestinianos na Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Gaza.

O financiamento anunciado hoje, segundo um comunicado, será utilizado para prestar assistência de saúde, incluindo cuidados de saúde mental pós-traumáticos, às pessoas afetadas pela violência em curso, pelas consequências do bloqueio de Gaza e pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

A verba servirá também para melhorar o acesso à escolaridade de rapazes e raparigas palestinianos, a fim de respeitar o seu direito à educação.

Segundo dados de Bruxelas, mais de dois milhões de palestinianos nos territórios ocupados e na Faixa de Gaza necessitam de assistência humanitária, incluindo mulheres, crianças e homens.

A UE destaca ainda que “frágil situação económica e a crise financeira sem precedentes na Cisjordânia e em Gaza levaram ao aumento das taxas de desemprego, ao declínio do comércio e à restrição do acesso aos recursos”.

Cerca de 1,79 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar na Palestina, dos quais 1,1 milhões de uma forma grave.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Exercício em Pequenas Doses Tem Impacto Surpreendente

Novas investigações da NTNU mostram que apenas alguns minutos diários de exercício intenso são suficientes para melhorar a saúde cardiovascular e muscular, contrariando recomendações tradicionais e facilitando a adesão dos mais inativos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights