Confirmados cinco casos de infeção pelo vírus Monkeypox e mais de vinte suspeitos em Portugal

18 de Maio 2022

A Direção-Geral da Saúde (DGS) acaba de confirmar cinco casos de infeção pelo vírus Monkeypox e mais de vinte suspeitos em Portugal. Todos os casos foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo.

As autoridades de saúde emitiram esta quarta-feira um comunicado onde confirmavam que “foram identificados, neste mês de maio, mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox, todos na região de Lisboa e Vale do Tejo, cinco dos quais já confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge”.

A DGS garante que “os casos, na maioria jovens, e todos do sexo masculino, estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas.”

De acordo com os especialistas trata-se de uma doença rara transmissível através de contacto com animais ou pelo contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

A DGS já comunicou ontem o alerta aos profissionais de saúde, nomeadamente aos médicos e aos enfermeiros, com o objetivo de identificarem eventuais casos suspeitos e de os notificarem.

Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico.

“Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos”, alerta a DGS.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos lançam podcast “Endoscopicamente Falando”

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva.

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights