Vacina contra a Covid-19 torna-se obrigatória para profissionais de saúde na Alemanha

19 de Maio 2022

O tribunal superior alemão aprovou esta quinta-feira um decreto que exige que os trabalhadores de saúde sejam vacinados contra a Covid-19.

O Tribunal Constitucional Federal anunciou que rejeitou as queixas contra a medida, argumentando que proteger as pessoas vulneráveis nos hospitais e lares de idosos compensa qualquer violação dos direitos dos profissionais de saúde.

O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, congratulou-se com a decisão, afirmando que “o Estado é obrigado a proteger os grupos vulneráveis”.

Lauterbach agradeceu ainda aos estabelecimentos de saúde que implementaram o decreto e por ajudarem a evitar mais mortes da variante ‘ómicron’ do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19.

Inicialmente, o chanceler Olaf Scholz pretendia alargar o mandato vacinal a todos os adultos, mas o plano foi suspenso, depois de a proposta para impor a vacina a pessoas com 60 ou mais anos ter sido rejeitada pelos legisladores.

Quase 76% da população da Alemanha já recebeu, até ao momento, duas injeções contra o novo coronavírus e quase 60% foi inoculada com a dose de reforço.

A procura pela vacina reduziu significativamente, apesar de o Governo ter aprovado na quarta-feira investir mais dinheiro em novas vacinas para imunizar a população alemã para as possíveis variantes do próximo outono.

Lauterbach vai ainda receber em Berlim, durante o dia de hoje e de sexta-feira, os homólogos do Grupo dos Sete, os representantes das principais democracias, apesar de ter estado em contacto, na terça-feira passada, com o secretário de Saúde norte-americano, Xavier Becerra, que agora testou positivo à Covid-19.

De acordo com um porta-voz de Lauterbach, todas as precauções de segurança foram tomadas durante o encontro de terça-feira e que Becerra vai participar na próxima reunião à distância a partir de uma videochamada, enquanto se encontra em quarentena.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights