Cerca de 180 milhões jovens latino-americanos ficaram sem escola durante confinamento

21 de Maio 2022

O secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Mariano Jabonero, disse esta sexta-feira que o impacto da Covid-19 foi “tremendo”, tendo colocado cerca de 180 milhões jovens confinados sem acesso à educação.

“Cerca de 180 milhões de raparigas e rapazes jovens estiveram sem escola e ainda não regressaram às aulas”, salientou Mariano Jabonero, em entrevista à agência Lusa, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.

De acordo com o secretário-geral da OEI, a pandemia teve um “impacto muito negativo” no futuro dos jovens latino-americanos.

“[…] As competências desses países requerem recuperar a sua produtividade. É a minha maior preocupação… conseguir que governos unam esforços para recuperar isso”.

Para Mariano Jabonero, os fundos para a prevenção da Covid-19 foram bons e serviram para “salvar vidas”, mas faltaram apoios na educação.

“À educação não chegou sequer 01% dos fundos. Está muito limitado. Tem um impacto negativo muito duro desde a maior crise económica de 1928, desde o famoso ‘crash’ de Wall Street e isso vai supor um processo de recuperação lento”.

A OEI tem como principal objetivo principal a cooperação entre países ibero-americanos na área da educação, ciência e cultura, visando o desenvolvimento integral e sustentável.

O organismo tem trabalhado atualmente para alinhar a agenda regional ibero-americana de educação com o apoio da ONU para o cumprimento da Agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com especial atenção à elaboração de programas para o desenvolvimento profissional de docentes, e consequente incremento na qualidade do ensino.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights