Especialistas alertam para relação entre Hipertensão Arterial e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono

22 de Maio 2022

A Linde Saúde irá promover na próxima semana uma sessão online sobre a relação entre a Hipertensão Arterial e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Estima-se que 70% a 85% dos doentes com HTA resistente tem SAOS confirmada.

O webinar “O que sabemos sobre: Apneia do Sono & Hipertensão Arterial” irá contar com a participação de Denny Marques Rodrigues, médico especialista em Pneumologia, e Pedro Marques, médico especialista em Medicina Geral e Familiar. Os especialistas irão abordar a correlação entre a HTA e a SAOS, “de uma forma simples e acessível, alertando e ajudando a esclarecer a relação entre estas duas patologias cada vez mais comuns.”

Maria João Vitorino, diretora da Linde Saúde, explica que a sessão visa “omentar a partilha de informação relevante entre profissionais de saúde”.

A responsável acrescenta que “a HTA é uma realidade que preocupa a comunidade médica pela sua elevada prevalência e impacto na saúde pública. Sendo a SAOS uma das suas causas, há que ir à raiz, realizando o diagnóstico e iniciando o tratamento. A Linde Saúde, pela sua experiência na prestação de Cuidados Respiratórios Domiciliários, reforça os benefícios do tratamento da SAOS na melhoria da qualidade de vida destes indivíduos”.

A SAOS, distúrbio crónico em que a obstrução intermitente e repetida da via aérea superior leva a respiração irregular e fragmentação do sono, é uma das causas descritas para a HTA, devendo ser uma forte suspeita nos casos de hipertensão resistente à terapêutica. Cerca de 30% dos casos de HTA tem diagnóstico de SAOS e quando a HTA é resistente a percentagem sobe para os 70% a 85%.

O tratamento desta condição depende de vários fatores como a gravidade da doença, sintomatologia, existência de outras patologias e características morfológicas do doente.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights