Sessão sensibiliza população algarvia para a saúde cardiovascular

22 de Maio 2022

A sessão “Saúde em Dia: Coração em Boas Mãos” decorre esta segunda-feira à tarde com o objetivo de consciencializar a população algarvia sobre o impacto das doenças cardiovasculares. A iniciativa é promovida no âmbito do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.

A iniciativa, aberta ao público em geral, pretende alertar para o facto de as doenças cardiovasculares serem atualmente uma das principais causas de morte em Portugal, sendo responsáveis por mais de um terço da mortalidade total e um fator de risco para o desenvolvimento de complicações graves por COVID-19.

Entre os temas abordados destacam-se os fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares (alimentação desequilibrada, obesidade, sedentarismo, stress, álcool e tabaco), bem como dicas e formas de implementar hábitos de vida saudáveis e preventivos.

“Esta sessão tem como objetivo sensibilizar as pessoas para esta problemática tão presente no nosso país, ao mesmo tempo que pretende promover a literacia em saúde e potenciar a mudança para hábitos de vida mais saudáveis, de forma a consciencializar e preservar a saúde cardiovascular dos cidadãos”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.

Do mesmo modo Carlos Filipe, médico especialista em Medicina Geral e Familiar, da Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta para “a importância de prevenir o aparecimento ou o agravamento da doença cardiovascular através da adoção de comportamentos saudáveis.”

O especialista considera ainda que “este tipo de iniciativas, abertas ao público, permitem-nos chegar a uma população mais idosa e com menos acesso a informação credível e atualizada sobre saúde, sensibilizando-a para esta temática. Prevenir é, sem dúvida, a palavra de ordem”.

A sessão “Saúde em Dia: Coração em Boas Mãos” está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights