MDS Portugal abre candidaturas para a quarta edição do HPV Clinical Cases

23 de Maio 2022

O HPV Clinical Cases é uma iniciativa da MSD Portugal que promove a partilha e a discussão multidisciplinar de novos conhecimentos na área da infeção por Papilomavírus Humano (HPV). Os profissionais de saúde podem candidatar-se até 30 de junho.

Os profissionais de saúde podem submeter os casos clínicos nos vários ângulos de entendimento das condições clínicas associadas a este vírus na plataforma digital www.hpvclinicalcases.pt.

Atendendo à diversidade de manifestações da infeção por HPV e à transversalidade deste problema de saúde pública, a 4.ª edição do HPV Clinical Cases propõe o mote “O HPV que (Des)Conhecemos!”, para envolver o maior número de especialidades médicas, de forma a desenvolver o conhecimento prático e teórico sobre patologias com diferentes particularidades.

À semelhança das edições anteriores, que totalizam 235 casos clínicos submetidos, a iniciativa visa recolher, selecionar e divulgar, junto da classe médica nacional, os casos clínicos mais relevantes resultantes da infeção por Papilomavírus Humano (HPV).

A pertinência, a originalidade, o rigor científico, o raciocínio clínico e o impacto que o caso terá no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes são os critérios que orientam a avaliação independente dos trabalhos, que é assegurada pelo comité científico composto por: Amália Pacheco (ginecologia e obstetrícia), Bruno Jorge Pereira (urologia), Cândida Fernandes (dermatologia e venereologia), Daniel Pereira da Silva (ginecologia oncológica), Luís Varandas (pediatria), Pedro Montalvão (otorrinolaringologia), Sandra Pires (gastrenterologia) e Teresa Fraga (ginecologia e obstetrícia).

Os trabalhos mais relevantes serão apresentados posteriormente, sob a forma de comunicação oral ou e-póster, no Congresso Virtual HPV Clinical Cases 2022, e também publicados no livro digital do evento.

A 4.ª edição do HPV Clinical Cases conta com o patrocínio científico de várias sociedades médicas, nomeadamente: Associação Portuguesa de Urologia (APU); Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG); Grupo de Estudos Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP); Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV); Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG); Sociedade de Infeciologia Pediátrica (SIP); Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPC); Federação das sociedades portuguesas de obstetrícia e ginecologia (FSPOG); Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL); Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC); Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução (SPA).

Para mais informações, recomenda-se a consulta do regulamento desta iniciativa (https://hpvclinicalcases.pt/).

Inscrições AQUI

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights