Tenha mão no seu coração, para não ter o coração nas mãos

26 de Maio 2022

Num país onde 55% da população tem dois ou mais fatores de risco cardiovascular, 40% sofre de hipertensão, 30% tem colesterol muito elevado e mais de metade tem excesso de peso ou obesidade, há quem viva com o coração nas mãos. É por isso que, neste Mês do Coração, a Merck lançou a campanha "Ter mão no coração".

Um gesto simples, mas muito importante, permite vigiar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Ter uma pressão arterial elevada (superior a 140/90 mmHg para três ou mais leituras separadas) e uma frequência cardíaca em repouso acima do normal (superior a 60/70 batimentos por minuto) são fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Ter mão no coração significa também seguir a receita para uma vida saudável, que inclui uma dieta equilibrada, trocar o sedentarismo pela prática de exercício físico (pelo menos 30 minutos diários) e dar ao corpo o descanso merecido.

Tudo isto sem esquecer o médico, que continua a ser o melhor amigo da saúde do coração. As consultas regulares ajudam na identificação precoce de problemas cardiovasculares e na correção dos fatores de risco que contribuem para as estatísticas nacionais, que continuam a apontar as doenças cardiovasculares como as que mais matam em Portugal.

Saiba mais em http://www.alertahipertensao.pt/.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights