ASAE apreende 650 quilos de alimentos de origem animal

17 de Agosto 2022

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, no Porto, 650 quilos de géneros alimentícios de origem animal por “falta de rastreabilidade e por manuseamento e alteração de condição qualitativa abusivas”, informou hoje.

Em comunicado enviado à Lusa, aquela força policial explica que a apreensão foi feita numa operação de fiscalização direcionada a um entreposto frigorífico para verificação do cumprimento das condições de armazenagem e manipulação de produtos cárneos, a cargo das Brigadas de Indústrias da Unidade Regional do Norte – Unidades Operacionais do Porto e Mirandela.

No âmbito da referida ação, procedeu-se à apreensão de 650 quilos de géneros alimentícios de origem animal, de diversas tipologias de carne, sendo que, após serem submetidos a perícia, “250 quilos dos géneros alimentícios foram classificados de anormais”, já que apresentavam “notória formação de cristais, gelo na sua superfície, desidratação e descoloração, alguns com cor amarelada, tendo ainda, ultrapassado a data de durabilidade mínima e a data de limite de consumo”.

A restante carne apreendida, cerca de 400 quilos, após avaliação pericial foi considerada como alimentação animal segura e doada para o Zoo da Maia (Jardim Zoológico).

A ASAE refere ainda que procedeu à instauração de um processo contraordenacional “por ausência de rastreabilidade e recondicionamentos e manipulações abusivas, no caso, a passagem do estado de refrigerado para o estado de congelado dos produtos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights