Entre outras temáticas, neste evento foi discutida a forma como deve ser realizado o exame oftalmológico da criança nas diferentes faixas etárias e quais os sinais de alarme, com o objetivo de reconhecimento de sinais e sintomas das patologias mais frequentes, bem como o seu tratamento ou necessidade de referenciação.
A sessão de abertura contou com a presença de Fernando Vaz, Diretor do Serviço de Oftalmologia e Cristina Freitas, Oftalmologista do Hospital de Braga. Nesta sessão, o Diretor do Serviço de Oftalmologia parabenizou os elementos do Serviço pela organização da iniciativa e enalteceu a importância da reunião ao “criar pontes entre Profissionais de Saúde e Instituições e ao sensibilizar para aspetos importantes da prestação de cuidados de saúde oftalmológicos”.
Por sua vez, Cristina Freitas felicitou o “estreitar de laços proveniente desta iniciativa” e destacou o programa da reunião, o qual contemplou uma primeira parte sobre questões gerais do desenvolvimento visual e da oftalmologia pediátrica e uma segunda parte sobre as patologias mais frequentes desta especialidade.
O evento terminou com uma discussão sobre os novos desafios da oftalmologia pediátrica, tendo sido considerado um sucesso por todos os participantes.
PR/HN
0 Comments