Ordem dos Enfermeiros denuncia “caos total” na urgência do hospital de Penafiel

30 de Maio 2022

A Ordem dos Enfermeiros denunciou hoje uma situação de “caos total” no Hospital de Penafiel, com 80 doentes na urgência à espera de internamento.

“É o caos total. Os colegas da urgência não são capazes de dar resposta”, disse à Lusa o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, João Paulo Carvalho.

Segundo o dirigente, dos doentes na urgência que aguardam vaga no internamento, 13 testaram positivo à Covid e três têm uma bactéria resistente.

A situação, alertou, coloca em causa a segurança dos profissionais e dos utentes.

Para a Ordem dos Enfermeiros, “o problema é estrutural”, porque o hospital foi dimensionado para 350 mil utentes e, neste momento, tem de dar resposta a uma população de 550 mil pessoas.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Carlos Alberto Silva, confirmou haver dificuldades, na manhã de hoje, no serviço de urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Em declarações à Lusa, o responsável disse que a urgência esteve durante a manhã com 74 dentes internados, “um número fora do que se deseja”.

“Nos últimos dias temos notado uma grande afluência [cerca de 700 doentes por dia] e as camas que temos são insuficientes para a situação”, contou.

Carlos Alberto Silva indicou que a situação “tem vindo em crescendo nos últimos dias”.

“Estamos, em maio, com uma afluência diária típica dos meses de inverno”, sinalizou.

O aumento de casos de Covid-19 observado nas últimas semanas tem contribuído para a situação, referiu, indicando haver atualmente 105 doentes internados no CHTS, dois dos quais em cuidados intensivos.

Contudo, observou, a maioria das situações de urgência é de “doentes com idade avançada, descompensados”, aos quais “o hospital tem procurado responder”.

O presidente da administração do CHTS referiu, ainda, que “todos os esforços estão a ser feitos para minimizar a situação”, incluído a transferência de 14 doentes, na manhã de hoje, para hospitais privados e do setor social da região.

“Algumas consultas foram adiadas para libertar médicos”, disse, referindo que algumas cirurgias não urgentes também foram remarcadas.

Questionado sobre se a situação atual pode ser considerada estrutural, com a urgência subdimensionada face às necessidades, referiu que este caso é “pontual” e será minimizado ao longo das próximas horas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights