Livro “Gerir com Qualidade em Saúde” é lançado amanhã em Coimbra

6 de Junho 2022

O livro "Gerir com Qualidade em Saúde" será lançado amanhã na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

A obra, editada pela Lidel e redigida por uma equipa multidisciplinar de autores ligados a várias organizações, com a coordenação de Manuela Frederico (professora coordenadora na ESEnfC, doutorada em Ciências Empresariais) e de Fernando Sousa (enfermeiro gestor do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, doutorado em Gestão), é apresentada, a partir das 16h30, no bar do edifício do Polo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto, em Celas).

Estarão presentes o presidente do conselho de administração do CHUC, Carlos Santos, que prefaciou a obra, a presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, e a enfermeira diretora do CHUC, Áurea Andrade.

Gerir com Qualidade em Saúde “é uma obra atual” e “um instrumento muito útil para todos os profissionais de saúde e estudantes que se interessem por esta temática”, lê-se numa nota de apresentação do livro, que tem também como público-alvo gestores e clínicos hospitalares.

A obra estrutura-se em três partes – “Gestão”, “Organização, comunicação e recursos humanos” e “Qualidade” – e 21 capítulos. “(…) houve a preocupação, sempre que necessário, de fundamentar teoricamente os temas, complementando com a componente prática, necessária para a abordagem das respetivas matérias, o que inclui a apresentação das principais linhas orientadoras desta área do conhecimento.”

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights