Zero alerta que declínio dos oceanos coloca em risco mais de um terço da população mundial

7 de Junho 2022

A organização ambientalista Zero alertou esta terça-feira que o declínio dos oceanos avança anualmente e põe em perigo o modo de vida de mais de um terço da população mundial.

Poluição por plástico, emissões de gases poluentes pelos transportes marítimos e pesca sem controlo somam-se às alterações climáticas como principais ameaças à saúde dos oceanos, cujo dia mundial se assinala na quarta-feira.

Com a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas à vista, marcada para 27 de junho a 01 de julho em Lisboa, a Zero espera que as nações se comprometam a proteger 30% dos oceanos até 2030, classificando-o em reservas naturais e áreas marinhas protegidas.

Defende ainda que se adote um tratado global “que trave a utilização de plástico, em particular de plásticos descartáveis”.

Portugal, considera a Zero, deve garantir que há “planos de gestão das áreas marinhas protegidas adequados” e adotar “com urgência” um sistema de depósito com retorno das embalagens descartáveis de plástico, metal e vidro, adotado em 2018 e que deveria estar a funcionar desde janeiro deste ano” para contrariar o desperdício de “quatro milhões de embalagens” que vão em parte parar aos oceanos e ao ambiente.

Com cerca de “três mil milhões de pessoas” a dependerem dos oceanos para o seu sustento, os mares são também “responsáveis pela produção de mais de 50% do oxigénio” e absorvem um quarto das emissões de dióxido de carbono mundiais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights