Abaixo-assinado exige reabertura de unidades de saúde em Vila Nova da Barquinha

11 de Junho 2022

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos (CUSP) do Concelho de Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, lançou um abaixo-assinado a exigir a reabertura de três extensões de saúde, que servem cerca de 4.000 pessoas.

O movimento exige à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a reabertura das extensões de saúde da Atalaia, Praia do Ribatejo e Limeiras, que fecharam no início da pandemia da Covid-19 e nunca mais reabriram.

“Não há transporte público para as pessoas, que têm dificuldade de acesso”, sublinhou hoje à agência Lusa Manuel José Soares, coordenador da (CUSP) do Concelho de Vila Nova da Barquinha.

Esta situação, refere o ativista, implica a obrigação de deslocação à sede do Centro de Saúde, em Vila Nova da Barquinha, “para diligências tão simples como pedir uma receita”.

Segundo Manuel José Soares, deve ser feita uma programação de reabertura daquelas três extensões de saúde, que, numa fase transitória, “estamos em crer que um simples médico poderia dividir os dias ou meios-dias para o conjunto de toda zona rural, mais afastado da sede do concelho”.

“Infelizmente, o prolongamento da pandemia leva a que alguns recursos médicos e de enfermagem continuem afetos à vacinação e ao rastreio”, salientou.

O coordenador do CUSP do Concelho de Vila Nova da Barquinha frisou ainda que a situação poderia ser resolvida com a aquisição de uma unidade móvel de saúde, com atendimento feito por enfermeiros especialistas nas aldeias mais afastadas.

O abaixo-assinado foi lançado sexta-feira e deverá ser entregue às entidades competentes na primeira semana de julho.

O movimento espera, entretanto, que o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, cumpra a promessa de abrir um concurso para médicos de família recém-formados, “que já prometeu para finais de maio e agora promete para finais de junho”.

“Estamos a procurar junto dos estabelecimentos comerciais, cafetarias e Juntas de Freguesia e em tudo o que é local público deixar um caderno para recolher assinaturas”, explicou Manuel José Soares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights