António Sousa Uva Médico do Trabalho, Imunoalergologista e Professor Catedrático Emérito de Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional (ENSP/UNL) asuva@ensp.unl.pt

Ambiente saudável e seguro ou trabalhador saudável seguro?

06/12/2022

A 10 de junho de 2022 a Conferência Internacional do Trabalho, reunida em Genebra, adoptou uma resolução que acrescenta um ambiente de trabalho saudável e seguro aos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho. Desta forma, de acordo com essa resolução, todos os Estados-membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) comprometem-se a respeitar a Saúde Ocupacional, independentemente da ratificação de Convenções.

Ficam, portanto, a ser cinco esses Princípios e Direitos:

  1. Eliminação de qualquer forma de trabalho forçado ou obrigatório;
  2. Abolição do trabalho infantil;
  3. Liberdade de associação e direito à negociação colectiva;
  4. Não discriminação em relação ao trabalho e agora
  5. Um trabalho saudável e seguro.

Dito de outra forma, a Saúde Ocupacional (ou Saúde e Segurança do Trabalho) passa a ser parte de integrante do trabalho humano, independentemente do desenvolvimento económico dos Estados e da ratificação de Convenções.

Já era tarde, mas mais vale tarde que nunca!

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS e GNR juntas para promover a saúde e segurança dos idosos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram hoje um protocolo nacional de promoção de saúde e segurança junto da população idosa, visando a “diminuição do sentimento de isolamento” no verão e no inverno.

Médicos e Farmacêuticos desavindos quanto à direção de serviços de Patologia Clínica

A Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos não se entendem quanto à qualificação dos profissionais que podem assegurar a direção dos laboratórios de análises clínicas dos hospitais. A Ordem dos Médicos defende que só médicos especialistas em patologia clínica. A Ordem dos Farmacêuticos denuncia que os farmacêuticos analistas clínicos estão a ser discriminados

Prazo de Validade das Receitas para Vacinas Contra a Gripe prolongado até Dezembro de 2024

No âmbito das medidas de Saúde Pública e visando facilitar o acesso à vacinação, o Gabinete da Secretária de Estado da Saúde emitiu o Despacho n.º 8435/2024, que determina que as receitas médicas prescritas exclusivamente para vacinas contra a gripe, para a época sazonal de 2024/2025, emitidas a partir de 1 de julho de 2024, serão válidas até 31 de dezembro de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights