António Sousa Uva Médico do Trabalho, Imunoalergologista e Professor Catedrático Emérito de Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional (ENSP/UNL) [email protected]

Ambiente saudável e seguro ou trabalhador saudável seguro?

06/12/2022

A 10 de junho de 2022 a Conferência Internacional do Trabalho, reunida em Genebra, adoptou uma resolução que acrescenta um ambiente de trabalho saudável e seguro aos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho. Desta forma, de acordo com essa resolução, todos os Estados-membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) comprometem-se a respeitar a Saúde Ocupacional, independentemente da ratificação de Convenções.

Ficam, portanto, a ser cinco esses Princípios e Direitos:

  1. Eliminação de qualquer forma de trabalho forçado ou obrigatório;
  2. Abolição do trabalho infantil;
  3. Liberdade de associação e direito à negociação colectiva;
  4. Não discriminação em relação ao trabalho e agora
  5. Um trabalho saudável e seguro.

Dito de outra forma, a Saúde Ocupacional (ou Saúde e Segurança do Trabalho) passa a ser parte de integrante do trabalho humano, independentemente do desenvolvimento económico dos Estados e da ratificação de Convenções.

Já era tarde, mas mais vale tarde que nunca!

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

MAIS LIDAS

Share This