Comissões de Utentes da Saúde de Almada e Seixal apelam à mobilização da população em defesa do SNS

17 de Junho 2022

As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e Seixal apelaram hoje à mobilização da população e dos profissionais de saúde dos dois concelhos para várias ações de luta que vão desenvolver em defesa do Serviço Nacional de Saúde.

“Apelamos à mobilização dos utentes e dos profissionais de saúde, porque a situação é muito grave e o SNS [Serviço Nacional de Saúde] está em risco”, disse à agência Lusa José Lourenço, da Comissão de Utentes da Saúde do Seixal, após uma reunião com o Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, no distrito de Setúbal, na sequência do encerramento temporário nos últimos dias dos serviços de urgência de obstetrícia de diversos hospitais da Península de Setúbal.

Segundo José Lourenço, na quinta-feira, dia 23 de junho, às 14:30, irá acontecer “uma primeira concentração de utentes e profissionais de saúde, com a presença de representantes de diversos sindicatos, junto ao Agrupamento de Centros de Saúde de Almada e Seixal, na Amora”, estando já em preparação outras ações de luta em defesa do SNS.

Da reunião das Comissões de Utentes da Saúde de Almada e do Seixal realizada hoje com o Conselho de Administração do HGO, José Lourenço disse ter trazido “uma mensagem de esperança”, lembrando que muitos dos problemas daquela unidade hospitalar são comuns a todo o SNS.

“O Conselho de Administração do HGO conseguiu garantir que, pelo menos até ao final deste mês, em termos de ginecologia e obstetrícia, não haverá novo encerramento e que, de alguma forma, isto será extensível a outras urgências, nomeadamente a urgência geral”, disse.

José Lourenço acrescentou ainda que “a administração do HGO também está em contacto e em reuniões com as administrações hospitalares da Península de Setúbal [Centros Hospitalares de Barreiro/Montijo e de Setúbal], para que, no período de férias de verão, que é normalmente o mais complicado, não haja sobreposições relativamente ao encerramento de serviços, ou seja, se fechar o Barreiro, que Setúbal e o Garcia de Orta estejam abertos e não haja esse tipo de sobreposições”.

Para Luísa Ramos, da Comissão de Utentes da Saúde de Almada, que falava aos jornalistas após a reunião no Hospital Garcia de Orta, as medidas que estão a ser tomadas para fazer face ao encerramento dos serviços de urgência dos hospitais “são paliativas” e “não resolvem os problemas estruturais de que o Serviço Nacional de Saúde necessita”.

 “Não se aposta, de facto, numa carreira na fixação de médicos e enfermeiros, não se aposta na dignificação destes profissionais, e daí não haver profissionais que cheguem para o normal funcionamento dos serviços”, disse, salientando que não são questões novas, mas problemas conhecidos desde há vários anos pelo Ministério da Saúde e pelo Governo.

“Não se percebe a teimosia da ministra da Saúde e consideramos que é uma teimosia não resolver estes problemas. A ministra da Saúde tem que dar resposta, a ministra tem que resolver o problema dos médicos e dos enfermeiros para que os serviços não encerrem”, frisou a representante dos Utentes da Saúde no concelho de Almada.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Chamadas para o SNS24 disparam 71% ao ano, mas taxa de atendimento cai para 75%

O serviço de atendimento telefónico SNS24 registou um crescimento anual de 71% no volume de chamadas desde 2023, ultrapassando os níveis pré-pandemia. Contudo, a capacidade de resposta não acompanhou este boom, com a taxa de chamadas atendidas a cair para 74,9%, levantando dúvidas sobre a sustentabilidade do modelo

ULSEDV Promove Primeiro Encontro Conjunto para Cuidados da Mulher e da Criança

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga organiza a 11 e 12 de novembro de 2025 as suas primeiras Jornadas da Saúde da Mulher e da Criança. O evento, no Europarque, em Santa Maria da Feira, visa consolidar a articulação clínica entre os hospitais e os centros de saúde da região, num esforço para uniformizar e melhorar os cuidados prestados.

Projeto “Com a Saúde Não Se Brinca” foca cancro da bexiga para quebrar estigma

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde lançou uma nova temporada do projeto “Com a Saúde Não Se Brinca” dedicada ao cancro da bexiga. Especialistas e doentes unem-se para combater o estigma em torno dos sintomas e alertar para a importância do diagnóstico atempado desta doença, que regista mais de 3.500 novos casos anuais em Portugal.

Maria Alexandra Teodósio eleita nova Reitora da Universidade do Algarve

O Conselho Geral da Universidade do Algarve elegeu Maria Alexandra Teodósio como nova reitora, com 19 votos, numa sessão plenária realizada no Campus de Gambelas. A investigadora e atual vice-reitora, a primeira mulher a liderar a academia algarvia, sucederá a Paulo Águas, devendo a tomada de posse ocorrer a 17 de dezembro, data do 46.º aniversário da instituição

Futuro da hemodiálise em Ponta Delgada por decidir

A Direção Regional da Saúde dos Açores assegura que nenhuma decisão foi tomada sobre o serviço de hemodiálise do Hospital de Ponta Delgada. O esclarecimento surge após uma proposta do BE para ouvir entidades sobre uma eventual externalização do serviço, que foi chumbada. O único objetivo, garante a tutela, será o bem-estar dos utentes.

Crómio surge como aliado no controlo metabólico e cardiovascular em diabéticos

Estudos recentes indicam que o crómio, um mineral obtido através da alimentação, pode ter um papel relevante na modulação do açúcar no sangue e na proteção cardiovascular, especialmente em indivíduos com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes. Uma meta-análise publicada na JACC: Advances, que incluiu 64 ensaios clínicos, revela que a suplementação com este oligoelemento está associada a melhorias em parâmetros glicémicos, lipídicos e de pressão arterial, abrindo caminho a novas abordagens nutricionais no combate a estas condições

Alzheimer Portugal debate novos fármacos e caminhos clínicos em conferência anual

A Conferência Anual da Alzheimer Portugal, marcada para 18 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai centrar-se no percurso que vai “Da Ciência à Clínica”. Especialistas vão analisar os avanços no diagnóstico, novos medicamentos e a articulação entre cuidados de saúde e apoio social, num evento que pretende ser um ponto de encontro para famílias e profissionais

Bayer anuncia redução significativa de marcador renal com finerenona em doentes com diabetes tipo 1

A finerenona reduziu em 25% o marcador urinário RACU em doentes renais com diabetes tipo 1, de acordo com o estudo FINE-ONE. Este é o primeiro fármaco em mais de 30 anos a demonstrar eficácia num ensaio de Fase III para esta condição, oferecendo uma nova esperança terapêutica. A segurança do medicamento manteve o perfil esperado, com a Bayer a preparar-se para avançar com pedidos de aprovação regulatória.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights