Líderes democratas prometem ajudar mulheres e médicos na questão do aborto

25 de Junho 2022

Líderes democratas de todo o país prometeram na sexta-feira ajudar as mulheres que viajam para fazerem abortos e os médicos de serem perseguidos pelas autoridades nos Estados Unidos, em estados onde o procedimento se torne ilegal.

Na Costa Oeste, os governadores democratas da Califórnia, Washington e Oregon firmaram um “compromisso multi-estado”, afirmando que vão trabalhar para defender pacientes e prestadores de serviços.

Na Carolina do Norte, o governador Roy Cooper, também democrata, enfatizou a importância da eleição de novembro no estado onde o GOP controla a legislatura, mas carece de maioria à prova de veto para ilegalizar o aborto.

“Os governadores democratas são a última linha de defesa contra este tipo de projetos extremos”, disse.

Foi uma estratégia difundida pelo Presidente Joe Biden, que disse à nação na sexta-feira que as vitórias democratas a nível estatal em novembro poderiam frustrar os esforços para banir o aborto.

“O Congresso tem de agir e com o vosso voto, vocês podem agir”, afirmou Biden.

Newsom anunciou o plano da Costa Oeste num testemunho de vídeo com a governadora de Oregon, Kate Brown, e o governador de Washington, Jay Inslee.

“Não interessa quem és ou de onde vens, o Oregon não rejeita ninguém à procura de cuidados de saúde”, afirmou Brown.

Os três estados antecipam um fluxo de pessoas à procura de abortos, especialmente à medida que os estados vizinhos conservadores forem tornarem o procedimento ilegal ou introduzam restrições.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This