Eleitores da Califórnia decidem direito constitucional ao aborto em novembro

28 de Junho 2022

Os eleitores da Califórnia decidem em novembro se garantem o direito ao aborto na sua constituição, após os legisladores do Estado concordarem introduzir uma emenda que deixe clara a legalidade dessa decisão.

A emenda declara que o Estado “não deve negar ou interferir na liberdade reprodutiva de um indivíduo nas suas decisões mais íntimas, o que inclui o seu direito fundamental de optar por fazer um aborto e de escolher ou recusar contracetivos”.

A questão irá intensificar o debate em ano de eleições intercalares, onde os democratas procuram manter o controlo do Congresso.

Uma decisão do Supremo Tribunal dos EUA, na sexta-feira, permite que os Estados decidam por sim mesmos se permitem o aborto.

A Califórnia é controlada pelos democratas, que apoiam o direito ao aborto, pelo que o acesso ao procedimento não deve estar em causa nos tempos mais próximos.

No entanto, o direito ao aborto, na Califórnia, tem por base o “direito à privacidade” na constituição do Estado e a decisão do Supremo Tribunal declarou que essa premissa não garante o direito ao aborto.

Os democratas californianos receiam que isso deixe as leis do aborto no Estado vulneráveis a contestações nos tribunais.

A Califórnia junta-se, desta forma, a Vermont na tentativa de proteger o direito ao aborto na constituição do Estado.

A proposta de Vermont, que também vai a votos em novembro, não inclui a palavra “aborto” mas protege a “autonomia reprodutiva pessoal”.

Enquanto isso, os Estados conservadores de Alabama, Louisiana, Tennessee e West Virginia têm constituições que não protegem o direito ao aborto, de acordo com o Instituto Guttmacher, um grupo defensor do direito ao aborto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights