Deputados da Madeira discutiram medidas de compensação para enfermeiros

5 de Julho 2022

 Os deputados da Assembleia da Madeira discutiram esta terça-feira um diploma que recomenda ao Governo Regional a adoção de medidas para a definição e regulamentação do regime laboral dos enfermeiros, tendo em conta a penosidade e risco da profissão.

A proposta de projeto de resolução, da autoria do deputado único do PCP, Ricardo Lume, considera que as dificuldades no exercício da profissão foram “acrescidas” durante a pandemia da Covid-19.

O objetivo desta proposta é promover uma “efetiva compensação” dos enfermeiros, tendo em “conta aspetos remuneratórios, quanto ao horário de trabalho, dias suplementares de férias, entre outros, por forma a reduzir a probabilidade de ocorrência de lesão física ou psíquica”.

O diploma propõe também a “valorização da prestação de trabalho por turnos e noturno e a definição de um regime específico para os enfermeiros, onde sejam estabelecidas as condições de dispensa de trabalho noturno”.

O parlamentar comunista realçou o problema da falta de enfermeiros e de outros profissionais de saúde.

Pelo PS, Élvio Jesus afirmou que a enfermagem “é a profissão mais mal paga do país” e reconheceu “alguns aspetos positivos” de medidas adotadas na Madeira, mas considerou que “existem muitas promessas feitas por cumprir” na área da saúde.

O deputado socialista realçou as “condições de trabalho adversas dos enfermeiros”, agravadas pela retoma da covid e dos novos procedimentos implementados, salientando que “a carência de recursos humanos é um problema pré covid”.

Cláudia Perestrelo, do PSD, argumentou que “não está em causa o conteúdo deste diploma”.

Contudo, realçou que há algumas situações previstas ao nível da revisão da carreira que devem ser objeto de alteração na Assembleia da República “para que todos os profissionais do país” sejam abrangidos.

A deputada social-democrata destacou que a situação dos enfermeiros tem sido melhorada na Madeira, algo que foi reconhecido pela bastonária da Ordem, e que esta é “a região do país que tem a melhor ‘ratio’ de enfermeiros por mil habitantes”, de 9,4.

O CDS-PP, partido que integra a coligação do Governo da Madeira juntamente com o PSD, considerou ser importante valorizar os profissionais de saúde e recordou que o executivo insular tem desenvolvido um processo nesse sentido.

“Foi este Governo Regional que, durante a pandemia, implementou o subsídio de risco em virtude da situação pandémica”, disse a deputada Ana Cristina Monteiro, apontando que o diploma do PCP também não incluiu qualquer parecer da Ordem ou do Sindicato dos Enfermeiros sobre este assunto.

No plenário de hoje foi discutido um outro projeto de resolução, da autoria do PS, recomendando a reativação do Conselho Regional de Educação e Formação Profissional e um projeto de decreto legislativo regional da autoria do PCP para a criação de um Plano Regional de Ação para os Direitos da Criança”.

As propostas vão ser votadas no plenário de quarta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights