Deputados do PSD questionam ministra sobre constrangimentos no Hospital de Aveiro

8 de Julho 2022

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro questionaram a ministra da Saúde sobre os constrangimentos no Hospital de Aveiro, onde a urgência obstétrica se depara com a insuficiência de profissionais.

Em comunicado hoje divulgado, os deputados do PSD referem que “não foi possível assegurar a presença de pelo menos dois especialistas na urgência obstétrica no hospital de Aveiro, em duas noites, em julho, estando ativado o nível dois do Plano de Contingência”.

“Estes constrangimentos são provocados pela falta de especialistas, o que levará a que a situação volte a repetir-se no Hospital de Aveiro, onde as escalas, que já são conhecidas, indicam que há 10 horários noturnos sem especialistas suficientes e, por isso, com urgência de obstetrícia fechada” concluem os parlamentares do PSD/Aveiro.

Na pergunta que formularam à ministra da Saúde, os deputados do PSD aludem ao facto de o serviço de urgência externa de ginecologia e obstetrícia ter estado encerrado das 20:30 de domingo até às 8:30 de segunda-feira, o que levou a que duas utentes grávidas fossem reencaminhadas para a maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.

 “O mesmo deverá acontecer em quatro horários diurnos até ao fim do mês de julho, caso o hospital não consiga encontrar prestadores de serviços da especialidade que garantam esses horários”, advertem, referindo ainda que o bloco de partos apenas garante o apoio às utentes já internadas.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga tem 19 especialistas, mas a maioria tem mais de 55 anos e está dispensada de fazer urgências, segundo os deputados do PSD que querem saber se “tem a tutela conhecimento, e confirma”, a situação em que se encontram as urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Aveiro, e ainda “que esforços está a fazer para ajudar a administração hospitalar a contratar especialistas para garantir os 14 turnos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights