Deputados do PSD questionam ministra sobre constrangimentos no Hospital de Aveiro

8 de Julho 2022

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro questionaram a ministra da Saúde sobre os constrangimentos no Hospital de Aveiro, onde a urgência obstétrica se depara com a insuficiência de profissionais.

Em comunicado hoje divulgado, os deputados do PSD referem que “não foi possível assegurar a presença de pelo menos dois especialistas na urgência obstétrica no hospital de Aveiro, em duas noites, em julho, estando ativado o nível dois do Plano de Contingência”.

“Estes constrangimentos são provocados pela falta de especialistas, o que levará a que a situação volte a repetir-se no Hospital de Aveiro, onde as escalas, que já são conhecidas, indicam que há 10 horários noturnos sem especialistas suficientes e, por isso, com urgência de obstetrícia fechada” concluem os parlamentares do PSD/Aveiro.

Na pergunta que formularam à ministra da Saúde, os deputados do PSD aludem ao facto de o serviço de urgência externa de ginecologia e obstetrícia ter estado encerrado das 20:30 de domingo até às 8:30 de segunda-feira, o que levou a que duas utentes grávidas fossem reencaminhadas para a maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.

 “O mesmo deverá acontecer em quatro horários diurnos até ao fim do mês de julho, caso o hospital não consiga encontrar prestadores de serviços da especialidade que garantam esses horários”, advertem, referindo ainda que o bloco de partos apenas garante o apoio às utentes já internadas.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga tem 19 especialistas, mas a maioria tem mais de 55 anos e está dispensada de fazer urgências, segundo os deputados do PSD que querem saber se “tem a tutela conhecimento, e confirma”, a situação em que se encontram as urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Aveiro, e ainda “que esforços está a fazer para ajudar a administração hospitalar a contratar especialistas para garantir os 14 turnos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights