Descoberto alvo terapêutico para combater a sarcoidose

9 de Julho 2022

Um estudo coordenado pelo Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho identificou novas possibilidades para o tratamento da sarcoidose, uma doença inflamatória que afeta principalmente os pulmões.

Os investigadores do ICVS-UMinho identificaram um novo mecanismo molecular na base da inflamação com granulomas (nódulos ou tumores) na sarcoidose e abre possibilidades de tratamento alternativas às praticadas atualmente.”

Em causa está a proteína PTX3, uma importante molécula do sistema imunitário inato, que pode representar uma terapia “mais direcionada de forma a controlar a progressão da sarcoidose, nomeadamente a formação de granulomas”, explica o coordenador da equipa de investigação.

A equipa demonstrou que esta proteína consegue inibir processos moleculares na base da ativação e recrutamento de células imunitárias com capacidade de formar granulomas, revelando assim uma ligação até agora desconhecida entre a imunidade inata humoral e a regulação dessa inflamação.

A sarcoidose é caracterizada pelo crescimento anormal de pequenos aglomerados de células inflamatórias (granulomas) e provoca a inflamação dos órgãos afetados, podendo inclusive comprometer a sua função.

Relber Gonçales, um dos autores do estudo, salienta que “os maiores beneficiários deste estudo serão os doentes com sarcoidose, mas possivelmente também os de outras doenças inflamatórias”.

Os resultados do estudo foram publicados no “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”, uma referência mundial em medicina respiratória.

O trabalho, que contou com a participação de colaboradores do Hospital de São João, teve início em 2015 e avança brevemente para ensaios clínicos.

PR/HN/Vaishaly Camões

1 Comment

  1. Maria Williane Simões de Oliveira

    Sou Williane tenho moro em Aracaju Sergipe, tenho 46 anos e tenho sarcoidose desde 2004 de lá pra cá so uso prednisona e tecnomed

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights