PSD, CDS-PP e PPM nos Açores querem reduzir preço de refeições escolares até 20%

11 de Julho 2022

Os partidos da coligação que suporta o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) vão apresentar uma iniciativa legislativa para reduzir, até 20%, em 2023, o valor das refeições das cantinas escolares públicas, foi hoje anunciado.

Em comunicado divulgado pelo PSD, explica-se que o projeto de decreto legislativo regional, a apresentar na Assembleia Legislativa dos Açores, visa uma redução, entre 12% e 20%, do preço das refeições servidas nas escolas públicas da região.

“O objetivo passa por integrar a medida já no próximo Orçamento da região, entrando em vigor a partir de 01 de janeiro de 2023”, acrescenta.

Citado na nota de imprensa, o deputado regional do PSD Joaquim Machado salientou que “os alunos mais carenciados passarão a pagar 38 cêntimos por uma refeição completa servida nos estabelecimentos de ensino”.

“Ou seja, menos 20,8% do preço em vigor, sendo este o valor mais baixo nos últimos 18 anos”.

O custo das refeições para os restantes escalões da ação social escolar “também vai registar descidas significativas, assim como para os alunos que não beneficiam de ajudas públicas, o designado quinto escalão”.

O deputado do PSD lembrou que “os Açores são a região do país que regista o maior índice de abandono precoce de educação e formação, assim como a mais elevada taxa de pobreza e exclusão social”.

“Quase 60% dos alunos estão abrangidos por medidas de Ação Social Escolar – no caso da Ponta Garça, quatro em cada cinco alunos são beneficiários da Ação Social Escolar – o que justifica mais este esforço orçamental a suportar pelo Governo Regional já no Orçamento de 2023”, defendeu.

A legislação que regula as matérias relativas à organização e funcionamento do sistema de ação social escolar na Região Autónoma dos Açores remonta a 2007, observou.

“O tempo entretanto decorrido aconselha, naturalmente, à reformulação de princípios e critérios, por forma a adequar tais matérias às circunstâncias e necessidades atuais”, disse.

O social-democrata disse estar em causa “uma medida de grande alcance social, que vai beneficiar todos os alunos das escolas públicas açorianas, principalmente os mais carenciados”.

No final de uma visita à Escola Básica Integrada da Ponta Garça, o parlamentar disse que “esta é a primeira vez que o preço das refeições escolares desce nos Açores, em 18 anos”.

A medida insere-se “nas políticas de promoção social e educativa, levadas a efeito pela coligação, assim como nas medidas de apoio às famílias açorianas, no atual contexto económico decorrente da pandemia e da subida da inflação”, acrescentou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

Lançada 3.ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia

O Núcleo de Estudos de Doenças do Fígado (NEDF) da SPMI e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) acabam de lançar a terceira edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, entre 26 de setembro de 2024 e 3 de julho de 2025.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights