Centro hospitalar começa a pagar dívida aos bombeiros de Vila Real

12 de Julho 2022

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vai pagar até sexta-feira as dívidas às corporações de bombeiros do distrito de Vila Real pelos serviços prestados no transporte de doentes não urgentes, foi hoje anunciado.

Em junho foi divulgado que o CHTMAD, com sede social em Vila Real, tinha uma dívida às corporações de bombeiros do distrito de cerca de “um milhão de euros”, registando “o maior atraso de pagamento a nível nacional, nomeadamente, de 11 meses”.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse hoje que o CHTMAD irá pagar às associações humanitárias, até sexta-feira, “tudo o que estiver faturado de 2021”.

O centro hospitalar irá, também, segundo a Liga, “avançar um adiantamento relativo aos primeiros três meses de 2022 com base na estimativa de igual período de 2021”.

Esta solução resulta de reuniões de trabalho entre o conselho de administração do CHTMAD, a Federação de Bombeiros do Distrito de Vila Real e a Liga.

E é também, segundo Rui Lopes, presidente da federação distrital, uma “boa notícia” para as associações humanitárias.

O responsável disse à agência Lusa que o pagamento da dívida em atraso vem ajudar as corporações que atravessam um período difícil em termos financeiros.

É um processo, acrescentou, que se arrasta desde o início da pandemia e que se agravou com o aumento generalizado dos preços, nomeadamente do combustível.

“Os serviços de transporte de doentes não urgentes que nós estávamos a efetuar, estávamos a pagá-los nós para os podermos fazer. Não queremos, naturalmente, ter lucro com esse serviço, mas não podemos também ficar de prejuízo”, apontou.

Rui Lopes disse, inclusive, que algumas associações chegaram a situação de quase rotura, em que não tinham dinheiro para pagar a funcionários ou até poderem despedir.

Nos 14 concelhos do distrito de Vila Real há 26 corporações de bombeiros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights