Especialistas alertam para importância das vacinas na proteção da saúde e do planeta

12 de Julho 2022

A GSK juntou mais de sessenta especialistas, no final da semana passada, em Itália, para debater o papel das vacinas na proteção das pessoas e do planeta.

A reunião Palio, que junta desde 2004 peritos científicos de saúde para abordar questões estratégicas em torno das vacinas e da saúde global, contou este ano com a participação de Anthony Fauci, Diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas no NIH, e Muhammad Ali Pate, Diretor Global de Saúde, População e Nutrição no Banco Mundial.

No encontro, foi discutido o impacto das alterações climáticas no aumento de doenças infeciosas. Esta evidência realça a importância da prevenção de doenças na construção da resiliência sanitária, através da utilização e distribuição equitativa de vacinas e intervenções ambientais.

“Com as questões de saúde global a tornarem-se cada vez mais graves, à medida que o ritmo das mudanças ambientais acelera, a prevenção de doenças está a tornar-se cada vez mais importante. As vacinas têm um papel fundamental na resposta a estas ameaças”, considera Rino Rappuoli, Head External R&D & Chief Vaccine Scientist da GSK, um dos fundadores da iniciativa “Palio”.

O especialista acrescenta que “a reunião ‘Palio’ é uma oportunidade para a comunidade científica refletir sobre como podemos maximizar o impacto das vacinas”.

Do mesmo modo, Eliora Ron, Professora de Microbiologia da Universidade de Tel-Aviv e Presidente da UISM (União Internacional de Sociedades Microbiológicas), sublinha que “as vacinas têm um papel importante na proteção da saúde das pessoas, mas a nossa compreensão do seu impacto mais amplo, como a redução da propagação e do risco de bactérias resistentes aos antibióticos, ainda é incipiente.”

“A reunião Palio 2022 salienta que há um reconhecimento crescente das interligações entre saúde, clima e natureza. Assim, a comunidade científica deve utilizar este momento para aumentar conhecimento e, em última análise, encontrar soluções para os desafios globais de saúde e sustentabilidade”, defende.

PR/HN/Vaishaly Camões

1 Comment

  1. Juliana

    A criação das vacinas revolucionou a medicina, se hoje a gente consegue se prevenir de doenças como gripe, febre amarela, sarampo, rubéola é graças à vacina. Mas para que essa proteção seja eficaz é preciso que todos sigam o calendário de vacinação. Quanto mais gente for vacinada menor o risco de uma doença se disseminar. Vacinação – Produção de anticorpos – Prevenção de doenças. Imunização ativa= vacinas. A imunização é uma das principais formas de prevenir doenças e a importância de parcerias para garantir a saúde da população mundial.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights