SIM diz que retrato dos serviços de saúde pública é “tenebroso”

12 de Julho 2022

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou que o retrato dos serviços de saúde pública é “tenebroso”, lamentando que a última reunião no Ministério da Saúde tenha resultado num “saco cheio de nada”.

Em comunicado, o SIM divulgou no passado dia 6 decorreu uma reunião no Ministério da Saúde no âmbito da reforma da Saúde Pública. Apesar de admitir que “as expectativas quanto aos resultados da reunião não eram elevadas”, o sindicato vê com indignação que a ausência de medidas concretas para a reforma da Saúde Pública.

“As expectativas quanto aos resultados da reunião não eram elevadas, é certo. O autismo da Ministra da Saúde e a recusa, em quase quatro anos, em receber os sindicatos médicos a isso obrigava. Mas chegar ao final de uma reunião, crucial para o SNS e para o País, com um saco cheio de nada, foi o culminar de uma desilusão completa”, denuncia o SIM.

A entidade sindical refere que a reforma da Saúde Pública “é uma muito justa aspiração dos médicos de Saúde Pública e dos médicos internos desta especialidade. É crítica à saúde e segurança nacionais, como o podem evidenciar as pandemias passadas, presente e futuras.”

O sindicato fala num retrato “tenebroso” nos serviços de saúde pública, onde há escassez de recursos humanos e de meios materiais.

Na nota, o SIM acusa o Governo de nada fazer para mudar a situação, considerando que “fazer e conta que se faz é pior do que não fazer nada”.

“Para quando, Senhor Primeiro Ministro, a resolução dos gravíssimos problemas que afectam o SNS, agudizados nos últimos anos? Para quando uma reforma da Saúde Pública nacional, capaz de dotar os serviços de saúde pública (DGS, departamentos de saúde pública das ARS e unidades de saúde pública dos ACeS) dos meios indispensáveis à prossecução da missão de protecção da saúde pública que lhes é legalmente atribuída?”, questionam.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights