A Parceria para a Sustentabilidade e Resiliência dos Sistemas de Saúde (PHSSR), uma colaboração global entre organizações académicas e empresas, criada em 2020 pela London School of Economics, pelo Fórum Económico Mundial e pela AstraZeneca chega agora a Portugal para “analisar como melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde a nível nacional.”
A PHSSR visa trabalhar com académicos locais, decisores políticos e outras partes interessadas, para conhecer melhor os sistemas de saúde em cada país e orientar ações baseadas na evidência para melhorar a sustentabilidade e resiliência dos mesmos.
Em Portugal, o estudo conta com especialistas do Instituto Superior Técnico (IST) e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa.
De acordo com a investigadora Aida Isabel Tavares, do ISEG, o estudo avalia o sistema de saúde do país em sete domínios – financiamento, governança, recursos humanos, medicamentos e tecnologia, prestação de serviços, saúde populacional e sustentabilidade ambiental. “É o ponto de partida para identificar pontos fracos, oportunidades e riscos para a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde português”, explica.
O resultado final será, adianta Mónica Oliveira, do IST, “um relatório que integra recomendações de políticas geradas e discutidas por um grupo alargado de especialistas de diferentes áreas afetas à saúde”, até porque, “para criar sistemas de saúde verdadeiramente sustentáveis e resilientes, é essencial que haja colaboração entre todas as partes interessadas do sistema”.
Espera-se que os resultados do relatório da PHSSR, em Portugal, sejam divulgados durante o segundo semestre de 2022.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments