Especialista alerta para a importância de colocar o doente no centro do sistema

17 de Julho 2022

Tito Fernandes, enfermeiro do família na USF Horizonte-ACES Matosinhos-ULSM, defendeu a importância de colocar os utentes no centro do sistema. A posição do especialista foi assumida no âmbito do webinar promovido este sábado pela Associação de Cuidados na Comunidade (AUCC).

Numa sessão online promovida pela AUCC, subordinada ao tema “Gestão e Administração de Serviços de Enfermagem”, o especialista em Enfermagem Comunitária começou por enumerar alguns dos desafios que o sistema de saúde tem vindo a enfrentar.

De acordo com o especialista, o envelhecimento da população e a exigência cada vez mais acentuada dos cidadãos, que “querem novas respostas públicas numa área fulcral” como a saúde, são principais reptos do sistema de saúde português.

Apesar de admitir que os últimos governos constitucionais e as autoridades de saúde têm vindo a reconhecer a importância da participação ativa dos cidadãos na promoção de melhores cuidados de saúde, a verdade é que “na prática isso nem sempre acontece”.

Tito Fernandes defende que o “doente constitui o centro do sistema de saúde”, devendo, por isso, ser reconhecido como “gestor, decisor, avaliador e agente de mudança”.

Na sua intervenção, o especialista cita as três fases da centralidade do cidadão defendidas pelo Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. De acordo com Pedro Lopes Ferreira, deve ser garantido a todos os doentes o acesso aos serviços de saúde; facilitada a utilização dos serviços e promovida a literacia em saúde.

“Esta centralidade que estamos a falar requer ainda a avaliação por parte do cidadão dos cuidados que lhe são prestados, até porque a satisfação dos utilizadores tem um impacto substancial na adesão à terapêutica e no recuperar das doenças”, frisa Tito Fernandes.

Segundo o enfermeiro de família é essencial que seja garantida “a monitorização sistemática da opinião dos utilizadores do SNS sobre a qualidade dos cuidados recebidos e do desempenho dos serviços de saúde”.

O especialista considera que a centralidade do doente deve fazer parte das políticas internacionais, nacionais, regionais e das próprias organizações de saúde.

Tito Fernandes conclui que apesar de existirem “experiências que se mostraram bem-sucedidas”, ainda há um “longo caminho a percorrer”.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights