Centros oftalmológicos nacionais avaliados positivamente por mais de 18.000 doentes

20 de Julho 2022

O Health Cluster Portugal (HCP), depois de questionar mais de 18.000 doentes submetidos a cirurgia à catarata, concluiu que este procedimento melhorou significativamente a capacidade visual em mais de 90% dos casos.

Porque a “avaliação dos hospitais por parte dos doentes é determinante para melhorar a prestação de cuidados em saúde”, o Health Cluster Portugal pretende, em 2023, implementar o projeto do Value Based Healthcare (VBH) noutras áreas da saúde, como a ortopedia, a cardiologia e a endocrinologia.

“Só alterando a gestão hospitalar iremos mudar o setor da saúde. A implementação do VBH na área da oftalmologia permitiu ter uma análise da qualidade dos cuidados prestados com consequente aumento da eficiência e eficácia”, diz, em comunicado, o Health Cluster Portugal.

Os resultados apurados no último ano permitem verificar que mais de 90% dos doentes tiveram melhorias significativas após cirurgia, e foi reportada uma complicação em apenas 1% dos casos.

O projeto do HCP permite uma avaliação do impacto dos cuidados prestados pelos diferentes operadores de saúde, em termos de qualidade e de custos. Desta forma, o doente passa a ter acesso a informação que lhe permite escolher o prestador de cuidados em função dos resultados.

Joaquim Murta, coordenador do projeto e membro da direção do HCP, explica: “a implementação de modelos de VBH permite que os serviços de saúde específicos sejam concentrados em instituições que forneçam, realmente, cuidados de saúde de elevado valor. Este valor deve ser definido em termos de outcomes de saúde, avaliados e diferenciados de forma contínua, com informação permanente aos profissionais de saúde e população em geral, com o objetivo principal de melhorá-los, reduzir os custos ou ambos, determinando, a curto prazo, a possibilidade de uma escolha esclarecida do doente sobre onde melhor realizar a sua cirurgia ou tratamento com consequente melhoria clara da sua qualidade de vida. Com esta nova abordagem será possível assegurar a sustentabilidade do sistema de saúde a longo prazo e melhorar os resultados de saúde para os doentes.”

Os médicos oftalmologistas Nuno Alves e Nuno Campos, da CUF, consideram que “este projeto é muito importante porque permite objetivar de forma inquestionável a qualidade da cirurgia de catarata que é realizada em vários centros cirúrgicos em Portugal, proporcionando ao mesmo tempo um poderoso instrumento aos doentes, de confirmação desse mesmo rigor, e da constante atualização e modernidade da Oftalmologia Portuguesa”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights